Nova decisão do STF é polêmica e tem dividido opiniões: o que você acha sobre a apreensão da CNH?

A decisão do STF sobre a apreensão da CNH ganhou muito destaque nos últimos dias; você sabe do que ela se trata? Entenda mais a seguir e fique por dentro da alteração.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que confere o direito aos cidadãos brasileiros de poderem conduzir o veículo para o qual estão habilitados nas vias públicas do país. Nesse sentido, para obter o documento é preciso que o interessado se inscreva em um Centro de Formação de Condutores, pague as taxas necessárias e seja aprovado em todas as etapas do exame.

No entanto, mesmo após obter o documento os motoristas devem ficar atentos. Isso ocorre já que, em certas situações, a CNH pode ser apreendida. A respeito da apreensão da CNH, uma nova decisão do STF pode estar sendo recebida com divergência entre a população brasileira. Isso ocorre já que, enquanto uma parcela pode concordar com a decisão, outra parte pode não concordar.

Nova decisão do STF é polêmica e tem dividido opiniões: o que você acha sobre a apreensão da CNH?
Saiba mais sobre a nova decisão do STF que afeta os inadimplentes / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Nova decisão do STF sobre a apreensão da CNH

Antes de mais nada, é importante explicar do que se trata a nova decisão do STF. Assim, vale a pena explicar que ela vale tanto para a CNH quanto para o passaporte.

A decisão que o Supremo Tribunal Federal chegou foi que as pessoas que estiverem em situação de inadimplência poderão ter os documentos do passaporte e da CNH apreendidos. Além disso, essas pessoas também poderão ser impedidas de participarem de processos de concursos ou de licitações.

O placar do STF foi favorável a essa decisão, com 10 votos a favor e apenas 1 contrário. De acordo com o que se sabe, essa decisão foi tomada um vez que seria uma maneira de assegurar que os cidadãos cumprissem ordens judiciais, como é o caso, por exemplo, do pagamento de dívidas.

Conforme o entendimento do Supremo, é constitucional o dispositivo do CPC (Código de Processo Civil), que permite que um juiz possa autorizar “medidas coercitivas” que julgue ser necessárias para que as pessoas inadimplentes paguem as dívidas.

Vale a pena ressaltar que a apreensão do documento só pode ocorrer no caso de cumprimento de ordem judicial. Conforme o relator Luiz Fux, a medida possui validade, desde que ela não avance sobre os direitos fundamentais do cidadão, e desde que sejam observados os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Veja também: Nova decisão do STF pode ‘CAÇAR’ a CNH e o passaporte daqueles que têm o CPF negativado; entenda a possibilidade

CNH gratuita: quem pode obter?

Vários estados oferecem o programa CNH Social, que assegura aos participantes a gratuidade para o processo de tirar a habilitação. O programa CNH Social pôde existir a partir da aprovação da Lei nº3.904 de 2019, e vale tanto para os processos de habilitação de carro quanto de moto. Em outras palavras, categorias B ou A.

Contudo, não há obrigatoriedade que todos os estados ofereçam. Portanto, nem toda a população pode ser contemplada pelo programa. Alguns exemplos de estados que possuem a CNH Social:

  • Rio Grande do Sul
  • Rio Grande do Norte
  • Pernambuco
  • Paraíba
  • Goiás
  • Acre
  • Pará
  • Maranhão
  • Amazonas
  • Espírito Santo
  • Ceará
  • Distrito Federal

Veja também: Brasileiros que estiverem com o nome SUJO poderão ter a CNH e passaporte congelados? STF se posiciona!