PIS/Pasep: aprenda a conferir todas as datas de pagamento OFICIAIS para 2024

Saiba como consultar os pagamentos do abono PIS/Pasep em 2024 e conferir as datas oficiais!

A aproximação de um ano novo traz consigo a expectativa e a ansiedade dos trabalhadores em relação aos benefícios trabalhistas. E um dos destaques é justamente o calendário oficial do abono salarial PIS/Pasep de 2024.

No entanto, o grande alerta que vamos trazer neste artigo é sobre a atenção para informações confiáveis. Isso é necessário já que existem falsos calendários que estão circulando na internet e causando confusão entre os beneficiários. Vamos esclarecer a situação atual e trazer informações úteis sobre o abono salarial a ser pago pelo Governo Federal no próximo ano.

Pagamentos PIS Pasep
Confira todos os detalhes sobre as datas de pagamento do PIS/Pasep e como consultá-las (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Pagamento do PIS/Pasep em 2024

É natural que os trabalhadores que atuam em regime CLT busquem informações sobre o seu PIS/Pasep 2024.

Contudo, é importante ressaltar que, até o momento, o Governo Federal não definiu as datas exatas de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2022. 

Diante disso, é necessário desconsiderar quaisquer cronogramas não oficiais que estejam circulando, principalmente nas redes sociais. 

Existem algumas plataformas não confiáveis que criaram calendários afirmando que as datas oficiais já saíram – o que não é verdade. 

A veracidade das datas deve ser sempre confirmada por meio de fontes oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e dos órgãos responsáveis pela gestão do PIS e Pasep.

Veja também: Abono Natalino: lista revela os CPFs contemplados

Como serão as datas dos pagamentos do PIS/Pasep em 2024?

A divulgação do cronograma oficial geralmente ocorre no início do ano, em janeiro. Ou seja, os brasileiros devem ficar sabendo exatamente quando vão receber apenas no início do ano que vem. 

Ainda assim, é importante lembrar que os últimos anos tiveram depósitos na mesma época. Em geral, os primeiros pagamentos já acontecem por volta de fevereiro. 

Os trabalhadores vão recebendo cada um de acordo com o seu benefício. Quem recebe o PIS vai receber de acordo com o mês de nascimento; já quem recebe o Pasep precisa ficar atento ao número do cadastro. 

Ao que tudo indica, os depósitos devem seguir entre fevereiro e agosto, aproximadamente. 

Como saber as datas de pagamento oficiais do PIS/Pasep

Por fim, o cronograma oficial de pagamentos deve ser divulgado pelo Governo Federal e atualizado rapidamente no aplicativo oficial para verificar isso. 

Estamos falando do app Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo pode ser acessado usando o CPF e senha do portal Gov BR. Por lá, os interessados podem conferir todos seus detalhes trabalhistas. 

  1. Abra o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US);
  2. Faça login utilizando o seu CPF e senha do Gov BR; 
  3. No menu principal escolha a opção “Abono salarial”;
  4. Agora procure especificamente pelo ano-base 2022;
  5. Veja o valor que você vai receber e a data específica. 

Pronto! Essa consulta é suficiente para todos os brasileiros que querem saber exatamente quando os depósitos acontecerão na sua conta. 

Reforçando: o calendário oficial ainda não foi divulgado, mas deve sair já em janeiro – ou no máximo em fevereiro. 

Veja também: Abono natalino: valores são confirmados para o fim do ano, saiba tudo