Data para liberação do empréstimo do Auxílio Brasil é ANUNCIADA; saiba mais

Veja como está o andamento do crédito que está prestes a ser liberado.

Finalmente SAIU! Faltam menos de 02 semanas para a liberação oficial do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil do Governo Federal. Pelo menos esta é o que prevê a Caixa Econômica Federal (CEF). Em entrevista na manhã desta terça-feira (4), a presidente do banco, Daniella Marques afirmou que deve liberar as solicitações na 2ª quinzena deste mês. Quer saber mais sobre? Então, veja a seguir.

De acordo com ela, o Banco está correndo com os ajustes finais. ”A previsão é que aconteça a partir da 2ª quinzena de Outubro para atender à população mais vulnerável do Brasil”, disse Daniella. Embora não tenha oferecido mais detalhes, a presidente voltou a dizer que a CEF vai ofertar as taxas de juros mais baixas de todo o mercado. A saber, o teto definido pelo Governo foi de 3,5% ao mês.

Veja quando você irá receber. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil

O texto que libera o Empréstimo do Auxílio Brasil já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Aliás, até mesmo o presidente Jair Bolsonaro (PL) também já sancionou a Lei que libera o crédito. Na última semana, o Ministério da Cidadania regulamentou o consignado de forma oficial. Assim, o que resta agora é a demonstração de interesse dos bancos.

Isso porque, em tese, cada Instituição Financeira terá o poder de decidir se quer ou não oferecer o crédito nesta modalidade. Além disso, eles também poderão definir a taxa de juros, desde que a definição não seja superior a marca de 3,5% ao mês. Ainda, a divisão das parcelas também não pode passar de 24 meses e a margem consignável, por sua vez, terá máxima mensal de 40%.

Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, informou que já existem mais de 70 Instituições interessadas no oferecimento do Consignado do Auxílio Brasil. Ele explicou ainda que todas elas estão em processo de análise. De todo modo, Ronaldo deu garantia de que vai liberar as solicitações ainda antes do 2º turno.

Veja ainda: Quem se cadastrar agora TAMBÉM receberá o bônus de R$ 200,00 do Auxílio Brasil?  

Entenda como funciona esta modalidade

O Consignado do Auxílio Brasil nada mais é do que uma espécie de crédito que o cidadão poderá solicitar. Em troca, irá pagar a dívida com descontos diretos da fonte, no caso, o próprio Auxílio Brasil. Assim, todos os meses o cidadão receberá o valor do benefício com abatimentos.

Como já mencionamos, os descontos poderão ser de até 40% por mês. O cidadão, por sua vez, até pode pedir e receber mais de um empréstimo, mas a soma dos 2 não poderá ultrapassar os 40%. Ele ainda poderá dividir o valor em até 2 anos.

Por fim, ninguém é obrigado a solicitar o dinheiro do Consignado do Auxílio Brasil. Do mesmo modo, nenhum beneficiário pode ser impedido. No final das contas, cabe apenas ao beneficiário do Auxílio Brasil analisar a sua situação para decidir se o crédito é ou não uma boa opção para o seu caso. E lembre-se: nenhuma Instituição Financeira poderá cobrar valores além desta taxa de juros de, no máximo, 3,5% ao mês.

Veja ainda: Auxílio de R$ 710,00 DISPONÍVEL neste mês: confira as datas de pagamento e quem recebe