Truque para ECONOMIZAR os dados da internet ao utilizar o WhatsApp: mensagens infinitas?

Se você costuma gastar muitos dados de internet móvel do celular sem necessidade, confira dicas para economizar e sempre ter créditos.

Atualmente, é difícil uma pessoa não pegar o celular o tempo todo para conferir mensagens no WhatsApp. Inclusive, esse hábito ocorre até fora de casa, fazendo com que o usuário acabe gastando muito dos seus dados móveis. Por isso, saber economizar pode acabar garantindo internet por mais tempo!

Quer saber como economizar dados ao utilizar o app para sempre ter internet disponível? Então continue acompanhando a matéria abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o tema!

Precisando economizar dados móveis para ter mais tempo de acesso ao WhatsApp? Confira algumas dicas e use o aplicativo por tempo indeterminado!
Precisando economizar dados móveis para ter mais tempo de acesso ao WhatsApp? Confira algumas dicas e use o aplicativo por tempo indeterminado! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Dicas para economizar dados móveis ao usar o WhatsApp

O primeiro passo para economizar nos dados é conferir no próprio aplicativo qual a frequência de utilização da internet móvel. Isso pode ajudar a determinar se você tem usado demais os seus dados, para que seja possível economizar um pouco mais e tê-los sempre disponíveis. Veja como:

  • Antes de tudo, abra o app do WhatsApp no celular;
  • Em seguida, toque nos três pontinhos disponibilizados no canto direito superior da sua tela;
  • Depois disso, clique em “Configurações”;
  • Após essa ação, clique em “Armazenamento de dados” e, posteriormente, em “Uso de rede”.

Neste momento será possível observar detalhadamente o uso mensal de dados no aplicativo, incluindo a quantidade que é transmitida ou recebida todas as vezes. Com essa informação em mente, basta aplicar as dicas abaixo para economizar!

Desative os downloads automáticos

Os downloads automáticos podem ser problemáticos, especialmente quando estamos em diversos grupos em que as pessoas costumam conversar e enviar arquivos o dia todo. Quando essa opção está ativada, sempre que chegar um vídeo ou uma foto, o aplicativo vai baixar esses anexos, mesmo aqueles que não nos interessam, gastando internet desnecessariamente.

Portanto, ainda na aba de “Armazenamento e Dados”, clique na opção “Download automático de arquivos de mídias”. Nela haverá uma opção escrita “Ao utilizar dados móveis” que, ao ser tocada, abre opções para que o aplicativo baixe ou não determinadas mídias enquanto esse tipo de rede estiver sendo utilizado.

Você pode optar por vários tipos de arquivos para desativar, desde fotos e vídeos até áudios e documentos. Se quiser economizar bastante internet, desative todas elas. Isso não quer dizer que seu celular não será mais capaz de baixar os arquivos, mas o download deverá ser feito manualmente nas conversas.

Veja também: Truques SECRETOS do WhatsApp que você precisa saber usar

Veja como economizar com ligações no app

Em seguida, outra opção que pode ajudar é, ainda na aba acima, clicar no texto “Usar menos dados em chamadas”, que vai evitar que as ligações comprometam muito o seu plano de internet móvel. Ou seja, toda vez que houver uma ligação, a qualidade vai ser mais baixa, mas a economia vai ser maior.

O mesmo pode ser feito com a resolução das imagens baixadas, bastando optar pela opção “Qualidade de fotos”, que reduz a qualidade das imagens para garantir menos gastos com internet. É importante lembrar que todas essas opções de economia estão disponíveis nas versões atualizadas do app, então lembre-se de atualizar entrando na sua loja nativa de aplicativos.

Veja também: WhatsApp traz novidades nas notificações: aprenda a usar o recurso