Mais de 43 aplicativos INFECTADOS são retirados da Google Play, mas você pode tê-los baixado, CONFIRA!

De acordo com o relatório de famosa empresa de cibersegurança, apps violaram os termos de uso da plataforma. Saiba como se defender.

A Google Play Store é a loja de aplicativos de celulares com sistema operacional Android. Sempre que o usuário deseja instalar algum tipo de aplicação, deve procurar lá. Afinal de contas, diminui o risco de instalar aplicativos maliciosos ou com algum tipo de vírus. Mesmo assim, ainda pode acontecer de hackers fornecerem apps com malwares – o que pode prejudicar muita gente. 

Vale destacar que a Google Play Store retirou mais de 43 aplicativos desse tipo de seu catálogo. Então, os usuários de Android podem ter uma das aplicações instaladas em seus smartphones. É necessário tomar cuidado para que um hacker ou alguém mal intencionado não tenha acesso às informações pessoais. Continue lendo esta matéria para saber como se proteger em situações como essa. 

aplicativos-chineses-podem
Cerca de 43 aplicativos foram retirados da Google Play Store – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Google Play Store retira mais de 43 aplicativos de seu catálogo 

Antes de mais nada, é importante explicar como os aplicativos operam. Conforme já mencionado, existem algumas aplicações maliciosas que podem tornar a vida do usuário mais conturbada. De forma geral, acessam os dados das pessoas. Tais informações são usadas, principalmente, para publicidade enganosa. Os softwares passam a mandar produtos e serviços que prometem atender as demandas dos usuários. Grande parte dos anúncios, no entanto, são falsos. 

Muitas vezes, fazem propaganda de outros aplicativos. É comum ver anúncios de um tipo de jogo, por exemplo. Quando o usuário vai baixá-lo na Google Play Store, no entanto, percebe que se trata de algo totalmente diferente. Nem é preciso mencionar que tal prática é considerada ilega por conta da propaganda enganosa. Mas, existe uma problemática ainda maior.

Muitas pessoas não enxergam nenhum risco em aplicativos como esse. Mas, eles podem danificar a bateria do aparelho. Mesmo com o celular bloqueado, continuam operando, fazendo com que a carga diminua. Além do mais, existe a questão do armazenamento. As aplicações ocupam grande espaço, uma vez que são lotadas de anúncios e propagandas. 

Por essa razão, a Google Play Store removeu os 43 aplicativos do catálogo. Quem fez o alerta foi a empresa de cibersegurança McAfee. De acordo com o relatório enviado, tais aplicações burlaram o sistema de segurança da loja do Android. Além do mais, não respeitam os termos de uso. Vale destacar que os softwares já não estão mais disponíveis no catálogo. 

Veja também: ALERTA! WhatsApp SURPREENDE usuários com comunicado URGENTE

Afinal, quais apps estão fora do catálogo? 

A Google Play Store não informou quais apps foram removidos de seu catálogo. Mesmo assim, é possível fazer uma verificação de que existe algum software malicioso em seu aparelho. Caso exiba uma série de anúncios falsos, por exemplo, o recomendado é desinstalar. 

Além do mais, o usuário pode verificar os comentários disponíveis na Google Play antes de optar por instalar um app. A própria loja oferece uma avaliação feita por outros usuários, que varia de uma a cinco estrelas. Tais ferramentas podem ser utilizadas para que o usuário não seja enganado. 

Veja também: Instagram lança nova função que vai MUDAR A FORMA como você usa a rede social