Cursos Gratuitos – Vagas Abertas

Vagas abertas em cursos gratuitos garantem novas oportunidades.

Entre as opções estão cursos de informática, idiomas e de qualificação profissional nas modalidades presencial e à distância. Confira as oportunidades em todo o país.

Os cursos profissionalizantes, de idiomas, de finanças, entre outros, complementam o currículo do trabalhador e são um diferencial importante em seleções e entrevistas de emprego. Vale a pena investir no seu aperfeiçoamento pessoal e profissional para alavancar a carreira e, quem sabe, mudar de vida. Confira neste artigo algumas oportunidades de cursos gratuitos que você pode aproveitar.

https://pronatec.pro.br/

300 vagas em cursos gratuitos presenciais em Pernambuco

No estado do Pernambuco, as oportunidades são para cursos gratuitos presenciais de informática básica, Excel, inglês e espanhol com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, na cidade de Olinda. A prefeitura da cidade, através do Núcleo de Tecnologia Educacional, Comunicação e Idiomas (NTECI), é quem oferta as vagas.

Para se inscrever, o interessado deve dirigir-se até a sede do NTCI, na rua 15 de Novembro, 135, que fica no bairro Varadouro em Olinda. No ato da inscrição, o aluno deverá apresentar RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4. A previsão de início das aulas é em 1º de agosto.

Cursos de qualificação gratuitos no Rio de Janeiro

A prefeitura da cidade de Maringá, no estado do Rio de Janeiro, está ofertando vagas de qualificação profissional em cursos gratuitos presenciais nos polos de Formação Profissional de Itaipuaçu.

Serão oferecidos os cursos de comprador, eletricista de serviço de montagem, retirada e manutenção de iluminação pública, operador de empilhadeira, instalador de tubulações industriais, serralheiro de ferro, soldador de aço carbono MAG 6G e mecânico de motores Ciclo Otto. As aulas começam em julho.

Para realizar a inscrição, o interessado deverá comparecer nos endereços dos polos do Flamengo (Av. Roberto Silveira, lote 15, Quadra C- Flamengo), Itaipuaçu (Av. Carlos Mariguella, 160, Lote 01, Quadra 14) e Inoã (Rodovia Amaral Peixoto, Km 15).

Cursos gratuitos à distância

Os cursos à distância ou com aulas virtuais são uma boa opção para quem mora longe das instituições de ensino ou não dispõe de tempo para dedicar aos estudos, como nos casos de quem trabalha nos períodos em que acontecem as aulas, por exemplo.

Nessa modalidade, a maioria das oportunidades estão no Sesi, que está oferecendo 11,4 mil vagas em 57 cursos gratuitos de educação à distância com foco nos trabalhadores da indústria e em diversas áreas que podem ser consultadas no portal www.ead.ms.sesi.org.br. As opções de cursos oferecidos pela instituição são Atendimento ao público e ao cliente (200 vagas), Preparação de trabalhadores para emergências (200 vagas), Gestão efetiva (200 vagas), Motivação pessoal e profissional (200 vagas), Noções básicas de secretariado (200 vagas), Libras (200 vagas), Saúde da mulher (200 vagas), entre outros.

Outra alternativa para quem busca cursos online de qualificação é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A FGV é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo e pela internet. Os cursos são gratuitos, com certificado de horas, e podem ser acessados no site da fundação: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/. As inscrições são realizadas no mesmo endereço.

Dicas

Cursos de qualificação profissional são excelentes ferramentas de preparação para o mercado de trabalho. Se você está desempregado ou procurando formas de enriquecer o currículo, pesquisando na internet você pode encontrar o curso certo para você. No entanto, você precisa ter em mente que foco na área em que se quer trabalhar, buscando também a formação continuada, é essencial. A dica é encontrar o caminho que você deseja trilha e se aperfeiçoar nele com dedicação e paciência.

 

Leia Também