Faculdade Senac abre inscrições gratuitas para a Terceira Idade: saiba como participar

Aprenda e integre-se: faculdade Senac oferece cursos gratuitos para a terceira idade no Brasil!

A educação continua sendo um ponto importante de discussão no Brasil. O que muitas pessoas pensam quando falamos no assunto é sobre crianças e adolescentes. Contudo, a educação é fundamental para qualquer idade.

Pensando nisso, a Faculdade Senac, reconhecida por sua excelência educacional, abriu as inscrições para um programa que vai fazer toda a diferença. Entenda exatamente como estão funcionando essas seleções para ótimos cursos. Fique ligado e saiba exatamente quem são os brasileiros que contarão com novas turmas para estudar e seguir melhorando os seus conhecimentos.

Cursos Senac
Confira como estão funcionando os cursos gratuitos do Senac para a terceira idade (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Cursos gratuitos da Fati Senac

Primeiramente, é importante lembrar que estamos falando da Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati). Esse é o nome desse “braço” do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial (Senac).

Os cursos a partir desse órgão visam proporcionar oportunidades de aprendizado e integração para pessoas com mais de 60 anos.

Essa é uma ótima notícia para aqueles que desejam continuar seu desenvolvimento educacional, mesmo após a aposentadoria. Isto é, querendo ou não continuar trabalhando, essa é uma chance de obter novos conhecimentos.

A melhor parte é que as inscrições são gratuitas e abertas a qualquer pessoa nessa faixa etária. Existem apenas alguns poucos pré-requisitos fundamentais.

Veja também: Cursos Gratuitos do Governo de São Paulo para Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

Opções de cursos do Senac pela Fati

Os interessados podem escolher disciplinas de diferentes cursos através dessa faculdade.

Entre as opções interessantes estão o curso de estética e cosmética, design de moda, gastronomia e até análise e desenvolvimento de sistemas.

O grande destaque é justamente no curso de gastronomia, com várias turmas disponíveis.

É importante lembrar que o Programa Fati do Senac vai além de simplesmente oferecer aulas gratuitas para idosos. A proposta é de oferecer um ambiente inclusivo e de apoio, garantindo que todos os participantes tenham acesso a recursos de acessibilidade.

Além disso, quem precisa vai ter apoio pedagógico durante o processo. Ou seja, os alunos vão contar com ajuda durante o processo na capacitação e nos novos aprendizados.

Como fazer os cursos do Senac Fati

Por fim, de acordo com o Senac, são duas etapas principais para participar do processo de seleção. Os candidatos precisam participar das duas até o início do próximo ano.

Na primeira etapa de inscrição os interessados devem preencher o formulário de no site oficial do Programa Fati até o dia 3 de janeiro de 2024.

Depois disso, os interessados devem, finalmente, enviar os documentos digitalizados. A saber, nesta etapa é necessário enviar documentos como CPF (frente e verso), RG (frente e verso), comprovante de residência e ficha 19 e/ou certificado de conclusão do ensino médio (frente e verso).

Lembrando que os interessados devem conferir no site quais são as turmas e cidades que estão oferecendo vagas. A Faculdade do Senac do Pernambuco, por exemplo, está com ofertas em Petrolina, Recife e Caruaru.

Os idosos que querem aproveitar essas oportunidades devem ficar atentos já que é necessário ter, pelo menos, Ensino Médio completo.

Veja também: Cursos Técnicos com Emprego Garantido: Seu Caminho para o Sucesso Profissional