Cursos gratuitos e a distância do SENAC: mais de 40 opções diferentes, inscreva-se

Oportunidades para quem quer mudar de vida e se aperfeiçoar

Você conhece o Programa SENAC de Gratuidade? Então saiba que por meio desta iniciativa, é possível se matricular em diversas opções de cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O programa abrange diversas áreas do conhecimento e oferecem um amplo aperfeiçoamento profissional do estudante. Vamos saber um pouco mais?

cursos gratuitos senac opções
Veja as melhores opções de cursos SENAC – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Programa SENAC de Gratuidade

O SENAC anunciou a nova edição do Programa SENAC de Gratuidade em outubro deste ano. O objetivo é formar trabalhadores com as melhores qualificações técnicas e profissionais por meio do ensino à distância ou presencial.

A iniciativa do Governo já conta com mais 40 cursos distribuídos em diferentes áreas do conhecimento profissional. As formações variam entre Vendas, Marketing, Gestão, entre muitas outras. A intenção é incentivar maior competitividade entre os trabalhadores no mercado de trabalho, através de programas de qualificação.

Sendo assim, a iniciativa tem como finalidade atender brasileiros em situações de total vulnerabilidade socioeconômica. Dessa maneira, será possível gerar cada vez mais oportunidades de crescimento profissional no país.

Veja também: Vagas em cursos gratuitos do SENAC: mais de 100 cursos com inscrições disponíveis

Quais são as opções de cursos SENAC disponíveis?

Cada formação oferecida possui alguns requisitos relacionados ao nível atual de conhecimento do estudante. Além disso, cada curso tem a sua própria organização em relação ao cronograma e conteúdo a ser estudado.

Na atual etapa do Programa SENAC de Gratuidade estão disponíveis alguns Cursos Livres, que são definidos como parte da Educação Profissional e regulamentados pelo decreto 5.154 de 2004. Em síntese, a carga horária é mais reduzida e, além disso, oferece uma formação mais específica.

Veja abaixo algumas das opções de cursos gratuitos oferecidos pelo SENAC:

  • Administração de Conflitos;
  • Administração do Tempo;
  • Agente de Projetos Sociais;
  • Aperfeiçoamento ao Atendimento do Turismo Religioso;
  • Aproveitamento Integral de Alimentos;
  • Ações Eficazes em Vendas;
  • Atendimento Receptivo para o Turismo Religioso;
  • Cozinha Vegetariana;
  • Contabilidade para Não Contadores;
  • E-mail Marketing;
  • Endomarketing;
  • Desenvolvimento de Equipes;
  • Estratégias de Negociação.

Como realizo o cadastro nos cursos?

Para realizar o cadastro nos cursos oferecidos pelo Programa SENAC de Gratuidade os candidatos devem possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

Além disso, o candidato deve atender a alguns outros critérios específicos de acordo com cada curso disponibilizado.  Portanto, é primordial que o candidato confira no site do SENAC (www.ead.senac.br/gratuito) as regras e orientações de cada curso.

Dessa maneira, é possível garantir a vaga nos 46 cursos disponibilizados de maneira gratuita para os candidatos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Vale frisar, que a seleção dos escolhidos leva em consideração o estado de residência, além do curso ofertado e disponibilidade de vagas.

Também existem alguns outros critérios, que podem definir a classificação do candidato, como a ordem de inscrição no curso e a comprovação do envio da documentação.

Por fim, a análise dos documentos é uma etapa muito importante no processo, pois além de ser obrigatória, também pode eliminar o candidato durante o processo seletivo.

Veja também: Parceria com SENAC e SENAI abre vagas em 5 cursos GRATUITOS; saiba como se inscrever