Cursos GRATUITOS de TI: vagas abertas através do Google em parceria com CIEE, INSCREVA-SE

Como se inscrever nos cursos gratuitos de tecnologia da informação que são disponibilizados pela Google em parceria com a CIEE? Mostramos o passo a passo completo.

Cursos gratuitos de TI acabam de ser disponibilizados pela Google! As milhares de vagas são voltadas tanto para amadores quanto para pessoas que já tem uma certa familiaridade com o universo da Tecnologia da Informação. São ótimas oportunidades de estudo em uma área bastante aquecida, marcada pelos altos salários, a possibilidade de trabalhar no exterior e a constante demanda por profissionais qualificados.

Hoje em dia, a área de Tecnologia da Informação é uma das mais visadas pelos brasileiros que desejam ingressar no mercado de trabalho, mudar os rumos da carreira ou garantir aquela tão sonhada recolocação profissional. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os cursos gratuitos de TI da Google que foram anunciados em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Conheça os novos cursos gratuitos de TI! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br
Conheça os novos cursos gratuitos de TI! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba mais sobre os cursos gratuitos de TI da Google

Na última segunda-feira (15 de maio), os representantes da Google, em parceria com unidades do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de todo o Brasil, anunciaram a abertura de milhares de vagas em cursos gratuitos de tecnologia da informação.

De acordo com o comunicado enviado pela Google à imprensa, a nova rodada de cursos gratuitos tem o objetivo de receber 60 mil bolsas de estudo para treinamentos das mais diversas áreas – todas elas relacionadas ao segmento da tecnologia da informação.

Além de serem completamente gratuitas, as aulas são realizadas inteiramente pela internet. Ou seja: os interessados não precisam residir em uma região específica para participar dos estudos.

Todos os cursos, independente da temática, terminam com a concessão de um certificado de conclusão para os alunos. Portanto, após concluir as aulas, você poderá incluir o certificado no seu currículo e chamar a atenção de recrutadores.

“Em parceria com o Google, estamos com as inscrições abertas para um processo seletivo de bolsas de estudos, totalmente gratuitas aos selecionados, para cursos que contam com um conteúdo altamente interativo e uma Certificação Profissional Google emitida pela Coursera. São 60 mil bolsas de estudos, divididas em 4 áreas, que tem como objetivo aproximar você do mundo do trabalho tornando seu currículo mais competitivo”, descreve o site oficial do CIEE.

Os cursos gratuitos de Tecnologia da Informação têm duração de 800 horas. Os alunos devem concluí-los em, no máximo, 4 meses.

De acordo com a página, os novos cursos de TI da Google são fundamentados em 6 missões pré-determinadas. Confira abaixo:

  • Melhorar a vida de todos os participantes;
  • Aumentar as oportunidades de trabalho na área de Tecnologia da Informação;
  • Otimizar a rotina das pessoas com produtos e serviços diferenciados;
  • Democratizar o acesso à informação;
  • Contar as histórias dos participantes;
  • Ajudar na construção de um futuro mais justo e igualitário.

A CIEE, é importante lembrar, é uma entidade sem fins lucrativos, relacionada a conceitos de assistência social, que tem o objetivo de ajudar jovens e estudantes que desejam ingressar no mercado de trabalho por meio de Aprendizagem Industrial e Programas de Estágio.

Veja também:  5 universidades de Portugal para você entrar com a nota do Enem

Conheça os temas dos cursos gratuitos de TI!

Como citamos anteriormente, os cursos gratuitos de TI da Google e da CIEE são divididos em 4 áreas. Todas elas são relacionadas a segmentos profissionais de alta demanda.

Mostramos abaixo tudo que você precisa saber sobre as temáticas dos cursos gratuitos de Tecnologia da Informação; confira:

  • UX Design: Neste curso, os participantes poderão aprender os conceitos mais importantes de UX Design. Para quem não conhece, a função dos designers de UX é tornar produtos físicos e digitais mais acessíveis, agradáveis e fáceis de usar;
  • Suporte em TI: Com a formação neste curso, os alunos poderão trabalhar dando suporte para elementos relacionados à tecnologia da informação. O papel desses profissionais, em via de regra, é garantir que redes de internet e outros sistemas tecnológicos funcionem corretamente;
  • Gerenciamento de Projetos: Os gerentes de projetos, como o próprio nome indica, são responsáveis pela organização, implementação e conclusão de projetos em empresas das mais diversas temáticas;
  • Análise de dados: Por fim, o curso de análise de dados ensina os alunos a coletar, analisar, transformar e organizar informações obtidas em pesquisas e análises tecnológicas. Com essas informações, os profissionais da área também ajudam na tomada de várias decisões em empresas.

Quem pode se inscrever nas aulas?

Um dos principais questionamentos dos brasileiros que desejam se inscrever nos cursos gratuitos de TI da Google e da CIEE é o seguinte: quem pode participar das aulas?

De acordo com o site oficial do programa, os interessados precisam cumprir apenas 4 critérios para fazer a inscrição:

  • Ter mais de 16 anos;
  • Ter concluído, no mínimo, o Ensino Fundamental;
  • Ter um computador ou smartphone com conexão à internet para acompanhar as aulas;
  • Ter um e-mail ativo para a realização da inscrição.

Além disso, como citamos acima, o certificado de conclusão só é disponibilizado para os alunos que concluem as 800 horas-aula do curso escolhido em até 4 meses.

Veja também:  Criptomoedas de GRAÇA? Criador do ChatGPT promete distribuição gratuita do ativo

Como se inscrever nos cursos gratuitos de TI?

As inscrições para os cursos gratuitos de TI da Google e do Centro de Integração Empresa-Escola já estão abertas!

Se você deseja fazer o seu cadastro e garantir acesso às 60 mil bolsas de estudo, é importante correr, já que o período de inscrições chega ao fim no próximo sábado (20 de maio). Logo, você tem pouco mais de 3 dias para se inscrever.

Por fim, mostramos abaixo o passo a passo completo que você deve seguir para se inscrever nos cursos gratuitos de TI da Google e do CIEE. Siga o nosso tutorial; e boa sorte!

  • Acesse o site https://portal.ciee.org.br/para-voce/google-ciee/;
  • Vá até o final da tela;
  • Abaixo da mensagem “Mude seu futuro”, clique na opção “inscreva-se no processo seletivo”;
  • Na página seguinte, leia, com muita atenção, todas as informações sobre os cursos disponíveis;
  • Clique em “inscreva-se”;
  • Aguarde o carregamento do hotsite de inscrições (como a página é pesada, pode demorar alguns minutos para carregar);
  • Clique em “comece agora”;
  • Clique em “criar conta” para fazer o seu cadastro;
  • Insira todas as informações pedidas pela plataforma;
  • Siga as orientações do site;
  • Pronto! A partir daí, o seu cadastro será confirmado e você poderá fazer os cursos gratuitos da instituição.

As aulas, de acordo com o site oficial do processo seletivo, começam a partir de agosto. Ainda tem dúvidas sobre os cursos gratuitos? Solucione todas as questões no link que citamos acima.