Fique por dentro de novas oportunidades que serão lançadas através da Estratégia Nacional de Qualificação!
O Brasil está passando novamente por um momento delicado economicamente. Com o dólar em alta e poucas oportunidades de emprego surgindo é importante ficar atento para ter espaço. Os Cursos de Qualificação Gratuitos em 2020 podem ser o melhor caminho.
É pensando justamente nisso que o Governo Federal está se movendo. Recentemente foram lançados detalhes sobre a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego.
Confira a seguir como funciona essa ação do Portal Emprega Mais, ligado ao Ministério do Trabalho. Saiba o que foi divulgado até o momento pelos órgãos oficiais e como deverá funcionar essa oferta de vagas.

Estratégia Nacional de Qualificação
Poucas pessoas ouviram falar ainda da Estratégia Nacional de Qualificação. Isso acontece porque essa ação foi lançada recentemente. O decreto que instituiu já foi assinado pelo presidente no Palácio do Planalto. Isso foi feito durante a divulgação de um conjunto de ações ofertadas pelo Programa Emprega Mais.
A ideia é que a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego atenda dois milhões de trabalhadores brasileiros na primeira fase. O foco é o desenvolvimento de pessoal em parceria com o setor privado.
Os trabalhadores poderão se qualificar para atividades que possuem maior espaço no mercado de trabalho. Isso ajudaria o país e diminuiria o desemprego a partir de mão de obra qualificada especificamente para as necessidades atuais.
Como Funciona Estratégia Nacional de Qualificação
Mas como funciona a Estratégia Nacional de Qualificação? Foram divulgados alguns pilares e detalhes técnicos sobre essa ação do Emprega Mais. A intenção é alinhar principalmente a demanda com a oferta de qualificação profissional.
Para isso serão ofertados três pilares:
- Um sistema de vouchers para Cursos de Qualificação Profissional. Esses tíquetes darão acesso para vagas em capacitações para que empresas treinem os empregados e novos contratados;
- Maior incentivo para utilização de mecanismos de mapeamento da demanda do setor produtivo do país;
- Contratação por performance, ou seja, as instituições privadas deverão comprovar a empregabilidade de ex-alunos para receber mais recursos do Governo.
Portal Emprega Brasil
Outra ação é o Portal Emprega Brasil. Essa plataforma traz diversos serviços para o cidadão. A ideia é tentar modernizar a gestão pública e a melhoria da prestação de serviços públicos.
O site surge com a intenção de evitar a necessidade de ir até um posto do Sine bem como diminuir eventuais filas. Informações sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial, por exemplo, estão disponíveis nessa plataforma.
Para saber mais, acesse:
https://empregabrasil.mte.gov.br/