Cursos de Qualificação Gratuitos – Entenda como funciona o “Novo Pronatec”!

Fique por dentro de novas oportunidades que serão lançadas através da Estratégia Nacional de Qualificação!

O Brasil está passando novamente por um momento delicado economicamente. Com o dólar em alta e poucas oportunidades de emprego surgindo é importante ficar atento para ter espaço. Os Cursos de Qualificação Gratuitos em 2020 podem ser o melhor caminho. 

É pensando justamente nisso que o Governo Federal está se movendo. Recentemente foram lançados detalhes sobre a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego

Confira a seguir como funciona essa ação do Portal Emprega Mais, ligado ao Ministério do Trabalho. Saiba o que foi divulgado até o momento pelos órgãos oficiais e como deverá funcionar essa oferta de vagas. 

Cursos de Qualificação Gratuitos
Foto: Divulgação

Estratégia Nacional de Qualificação 

Poucas pessoas ouviram falar ainda da Estratégia Nacional de Qualificação. Isso acontece porque essa ação foi lançada recentemente. O decreto que instituiu já foi assinado pelo presidente no Palácio do Planalto. Isso foi feito durante a divulgação de um conjunto de ações ofertadas pelo Programa Emprega Mais

A ideia é que a Estratégia Nacional de Qualificação para a Produtividade e o Emprego atenda dois milhões de trabalhadores brasileiros na primeira fase. O foco é o desenvolvimento de pessoal em parceria com o setor privado. 

Os trabalhadores poderão se qualificar para atividades que possuem maior espaço no mercado de trabalho. Isso ajudaria o país e diminuiria o desemprego a partir de mão de obra qualificada especificamente para as necessidades atuais. 

Como Funciona Estratégia Nacional de Qualificação

Mas como funciona a Estratégia Nacional de Qualificação? Foram divulgados alguns pilares e detalhes técnicos sobre essa ação do Emprega Mais. A intenção é alinhar principalmente a demanda com a oferta de qualificação profissional. 

Para isso serão ofertados três pilares:

  • Um sistema de vouchers para Cursos de Qualificação Profissional. Esses tíquetes darão acesso para vagas em capacitações para que empresas treinem os empregados e novos contratados; 
  • Maior incentivo para utilização de mecanismos de mapeamento da demanda do setor produtivo do país; 
  • Contratação por performance, ou seja, as instituições privadas deverão comprovar a empregabilidade de ex-alunos para receber mais recursos do Governo. 

Portal Emprega Brasil

Outra ação é o Portal Emprega Brasil. Essa plataforma traz diversos serviços para o cidadão. A ideia é tentar modernizar a gestão pública e a melhoria da prestação de serviços públicos. 

O site surge com a intenção de evitar a necessidade de ir até um posto do Sine bem como diminuir eventuais filas. Informações sobre Seguro-Desemprego e Abono Salarial, por exemplo, estão disponíveis nessa plataforma. 

Para saber mais, acesse:

https://empregabrasil.mte.gov.br/

 

Leia Também