Cursos de Graduação Mais Procurados do País

Cursos de Graduação Mais Procurados do País – Fique por dentro dos Cursos Superiores mais concorridos no Brasil!

Cursos de Graduação Mais Procurados do País – O Inep divulgou recentemente o último Censo de Educação com detalhes sobre os cursos mais procurados do Brasil! Confira!

É um sonho de milhares de brasileiros nas cinco regiões do país: garantir um espaço em uma instituição de ensino superior. Para isso, muitos estão fazendo uma pesquisa por graduações e saber quais são os Cursos de Graduação mais procurados do país poderá ajudar.

Esse tipo de informação é válida já que essas capacitações apontam para uma necessidade desse tipo de mão de obra no mercado. É sempre bom ficar por dentro de quais são as maiores procuras hoje em dia em instituições de todos os tipos.

Sabendo disso, selecionamos mais informações sobre o último Censo divulgado por órgãos ligados ao Ministério da Educação (MEC). Confira e saiba quais são as vagas mais interessantes para você.

Cursos de Graduação Mais Procurados do País
Foto: Divulgação / Marcela Duarte

Cursos Mais Procurados Inep

Foi divulgada a lista Inep Cursos Mais Procurados. O Censo da Educação Superior 2017 foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 20 de setembro de 2018.

Cursos Mais Procurados Inep
Foto: Divulgação

No topo da lista de maiores cursos de graduação do país em número de estudantes estão: Direito, Pedagogia e Administração. Apenas essas três formações superiores contam com um quarto das matrículas em nível nacional (27,4%).

Essa não deve ser considerada uma grande novidade já que desde 2009 essas formações lideram a lista de mais procurados – tanto em número de ingressantes e concluintes como em número de matrículas. Do total de matrículas vigentes no momento do Censo (em 2017), 10,6% são para a área do Direito; 8,6% são para Pedagogia; 8,2% são em Administração.

Ainda de acordo com o Censo Educação Superior, esse recorte da educação conta com um total de aproximadamente 8,3 milhões de alunos em cursos de graduação. Grande parte está matriculada em instituições de ensino privadas (75,3% das matrículas). Desse total, 6,5% estão em cursos presenciais enquanto 1,8 milhões estão fazendo cursos de graduação EaD (Ensino a Distância).

Cursos de Licenciatura Mais Procurados

Cursos de Licenciatura Mais Procurados
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Se levarmos em consideração apenas os Cursos de Licenciatura mais procurados (aqueles que formam professores), Pedagogia fica em primeiro lugar. As licenciaturas representam um total de 19,3% das matrículas no ensino superior e de todas essas, 44,7% são em pedagogia.

Para saber mais e conferir os dados, acesse: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior

Confira também os Cursos Técnicos e de Graduação Gratuitos em 2019!

 

Leia Também