Cursos de formação inicial e continuada SENAC: milhares de vagas em 60 cursos diferentes, confira

O PSG (Programa Senac de Gratuidade) oferece oportunidades de estudo gratuitas para a população de baixa renda

Mesmo que o índice de desocupação tenha diminuído, antes estava em 12% e agora está em 8,9%, o problema ainda assola o país. Assim, em virtude do alto nível de desemprego, os candidatos precisam buscar meios de se destacar no mercado profissional.

A verdade é que, muitas vezes, apenas o ensino médio não basta para ter uma posição de destaque.  Então, cursos de formação inicial e continuada se tornam atrativos para aqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho. 

Mesmo assim, alguns candidatos ainda enfrentam dificuldades para se inscreverem nos cursos de formação inicial, uma vez que eles não são acessíveis. Por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece opções gratuitas para a população de baixa renda. Um estado está com mais de 3 mil vagas abertas. Continue lendo esta matéria para saber como se inscrever. 

senac
O PSG (Programa Senac de Gratuidade) oferece mais de 3 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Senac oferece cursos de formação inicial e continuada gratuitos 

Antes de mais nada é importante falar do PSG (Programa Senac de Gratuidade). Trata-se de uma iniciativa que visa promover a formação profissional da população de baixa renda. Através dela, as pessoas podem se inscrever em cursos de formação inicial e continuada, cursos livres, cursos técnicos, entre outros. Além de oferecer aulas pela modalidade EAD (Ensino a Distância), oferece aulas presenciais, em todos os estados do país. 

Para se inscrever no PSG, então, é necessário se enquadrar no critério de baixa renda. A renda mensal familiar da pessoa não pode ultrapassar dois salários-mínimos federais per capita (por pessoa), de acordo com as regras estabelecidas pelo Senac. Além do mais, é importante prestar atenção nos pré-requisitos de cada curso.

Dessa forma, o Senac do Distrito Federal (DF) está com mais de 3 mil vagas abertas para 60 cursos diferentes. Assim, as aulas vão acontecer de forma presencial, em unidades do Serviço Nacional, espalhadas pelo DF. Os cursos oferecidos são para educação profissional técnica de nível médio e de formação inicial e continuada. 

Cada curso possui seu próprio pré-requisito, conforme já dito antes. Por fim, a data de previsão das aulas é no dia 9 de janeiro de 2023, segundo o cronograma oficial do Senac.

Veja também: Dezembro: últimos pagamentos do Auxílio Brasil vão ter adicional, confira QUEM poderá sacar o EXTRA

Como se inscrever e outras informações 

Diante disso, para se inscrever nos cursos de formação inicial e continuada do Senac, a pessoa precisa atender ao critério geral de renda. Além do mais, é necessário efetuar o cadastro pelo site, através deste link: https://www.df.senac.br/psg/#/consulta-de-vagas. O edital referente aos cursos do Distrito Federal é o 1/23. Por meio do documento, é possível identificar quais cursos estão abertos, bem como os pré-requisitos.

Assim, as unidades do Senac que irão ofertar os cursos de formação inicial e continuada também constam no edital.  É necessário ficar atento, pois um dos critérios de desempate do PSG pode ser o prazo da inscrição. Além do mais, a instituição também pode avaliar pela renda da pessoa. 

Veja também: Prazo para RENEGOCIAÇÃO de dívidas em atraso está se aproximando do FIM: não perca esta oportunidade!