Curso Técnico em Enfermagem Pronatec 2015

Técnico em Enfermagem – Curso, Vagas e Inscrições

Com o objetivo de ampliar o acesso à educação profissional, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A iniciativa espera qualificar a mão de obra e aumentar as oportunidades de emprego em todo o país. Entre as tantas opções de cursos oferecidos, vale destacar a formação do técnico em Enfermagem.

O curso de técnico em enfermagem tem uma carga horária de 1200 horas. Ele se destaca como um dos mais procurados do Pronatec, afinal, forma profissionais para trabalhar na área de saúde e garante um salário relativamente bom. Sempre há oportunidades de trabalho para quem participa da habilitação técnica em enfermagem.

www.pronatec.pro.br

Sobre o Curso Técnico em Enfermagem

A formação do técnico em enfermagem é bem dinâmica e focada na prática. Ao longo do curso, os alunos aprendem como realizar atividades de promoção, prevenção e recuperação nos processos de saúde.

Ao longo do curso de técnico em enfermagem, que dura em média 1 ano e meio, os estudantes dispõem de uma moderna infraestrutura para adquirir conhecimentos. As instituições que trabalham com essa habilitação técnica normalmente oferecem laboratórios de anatomia, laboratórios de informática com softwares específicos e unidades de enfermagem.

www.pronatec.pro.br

Alguns temas não podem faltar na formação do técnico em enfermagem, como doenças e seus condicionantes, políticas de saúde, fundamentos da enfermagem, suporte básico à vida, biossegurança, microbiologia, fisiologia, nutrição, ética e legislação, parasitologia e medidas de higiene e conforto.

Sob a supervisão de um enfermeiro, o técnico em enfermagem está apto para prestar diversos serviços de saúde. Ele prepara pacientes para exames, faz curativos em ferimentos, realiza banho no leito, cuida da higiene do doente, verifica os sinais vitais, administra medicamentos, entre muitas outras tarefas.

O mercado de trabalho é bem interessante para o técnico em enfermagem. Ele encontra emprego em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios. O salário médio é de R$ 1.602,35.

Onde fazer Técnico em Enfermagem Pronatec?

Separamos algumas instituições que são executoras do Pronatec e oferece o curso. Confira:

UNIP

A Universidade Paulista se destaca como uma das mais importantes executoras do Pronatec no Brasil. O curso de técnico de enfermagem é apenas uma das tantas opções oferecidas pela instituição.

Escola Técnica Albert Einstein

A escola técnica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, também é adepta à Bolsa-Formação do Pronatec. O curso de técnico em enfermagem tem duração de 18 meses e é realizado na região do Butantã.

UNIT

A Universidade Tiradentes habilita técnicos em enfermagem nas unidades de Estância, Itabaiana e Propriá. Essa instituição privada tem mais de 50 anos de tradição e experiência.

SENAC

O Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, tem escolas instaladas em todo o país. Em algumas de suas unidades, a instituição reserva vagas gratuitas para o curso de técnico em enfermagem. Os alunos do Pronatec contam com a mesma qualidade e assistência dos demais estudantes.

Inscrições Técnico em Enfermagem Pronatec

As vagas para o curso de técnico em enfermagem do Pronatec são distribuídas através do sisutec.mec.gov.br , um sistema de seleção desenvolvido pelo MEC. A plataforma considera a nota que cada candidato tirou no Enem para montar as turmas

Em 2015, o Sisutec receberá inscrições de 24 a 27 de março. A primeira lista de classificados será publicada no dia 1º de abril. Os candidatos chamados poderão efetuar a matrícula entre os dias 6 a 8 de abril.

Uma segunda convocação será realizada no dia 10 de abril. Os candidatos chamados devem se matricular no prazo de 13 a 15 de abril. A partir do dia 22 de abril as vagas remanescentes estarão disponíveis.