Curso Técnico em Adestramento de Cães-Guia

Técnico em Adestramento de Cães-Guia – Formação de treinadores e instrutores de cães-guia.

Institutos federais têm um centro de formação de treinadores e instrutores de cães-guia. A primeira instituição a implantar um centro de formação foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), campus de Camboriú.

O amor pelos animais e o desejo de ajudar o próximo fazendo o bem. É da união dessas duas verdades que vem a motivação parar muitos buscarem o curso técnico em adestramento de cães-guia. A habilitação é oferecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

https://pronatec.pro.br

Desde que entrou em funcionamento, em 2011, o Pronatec 2016 vem oferecendo diversas oportunidades, como deste curso técnico, a quem busca uma qualificação técnica e a chance de entrar no mercado de trabalho de forma mais profissional. E tem consigo. São milhares de brasileiros beneficiados e diversos parceiros conquistados que garantem a permanência e a necessidade do programa.

Sobre o curso de adestramento (treinamento) de cães-guias

Um técnico em treinamento de cães-guias é quem conduz o ensinamento dos cães que auxiliaram, posteriormente, os deficientes visuais. Ele desenvolve técnicas que tornarão este animal eficiente quanto à mobilidade física da pessoa em questão. Será capaz, ainda, de acompanhar e gerenciar a introdução do cão na rotina da família e do deficiente.

A capacitação de 1200 horas oferece conteúdos como etologia, técnicas de adestramento, primeiros socorros para cães, aprendizagem e memória e psicomotricidade. Quando habilitado poderá atuar em centros de treinamentos, em instituições civis ou governamentais e mesmo como autônomo. O salário inicial é R$3 mil.

Onde fazer o curso técnico em treinamento de cães-guia

Para conquistar êxito no seu objetivo, que é ampliar o acesso à educação, o Pronatec 2016 não caminha sozinho. São diversas as instituições que compraram estes mesmos anseios do governo federal ao lançarem o programa, como o Instituto Federal de Educação Tecnológica, um dos que abriga o curso técnico de adestramento de cães-guia.

Inscrições do curso técnico em treinamento de cães-guia

O acesso a qualquer curso oferecido pelo Pronatec dá-se através do site do Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que é uma plataforma online desenvolvida pelo governo federal.

Nela, os estudantes interessados nas vagas ofertadas pelo Pronatec, se inscrevem utilizando os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que a prova é pré-requisito para concorrer. É preciso também ter feito mais do que zero na redação.

 

Leia Também