Curso preparatório GRATUITO para o Encceja 2023: inscrições abertas

O Encceja 2023 pode ser a chance de muitas pessoas conseguirem conquistar mais um degrau no quesito educacional; confira como participar do curso preparatório.

Hoje em dia, muitas pessoas no Brasil não conseguiram conquistar um certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, e as razões para isso podem ser várias. De modo geral, é muito comum encontrar pessoas que não conseguiram continuar os estudos por terem precisado abandonar a escola para trabalhar.

No entanto, para essa parcela da população, existe a possibilidade de realizar o Encceja. O exame permite que os brasileiros consigam fazer uma prova e, caso passem, eles podem tirar o certificado de conclusão do fundamental ou do médio. As inscrições para o Encceja permanecem abertas e, caso você esteja pensando em fazer, saiba que você pode contar, também, com um curso preparatório gratuito, que está com as inscrições abertas. Veja mais a seguir.

Curso preparatório GRATUITO para o Encceja 2023: inscrições abertas
Saiba mais sobre o curso preparatório gratuito para o Encceja / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o exame?

Antes de mais nada, é importante informar que as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) 2023 ficam abertas somente até o dia 02 de junho, sexta-feira. Neste sentido, caso você ainda não tenha feito a sua inscrição, você pode fazê-la virtualmente, pelo seguinte endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Recomenda-se a leitura dos documentos necessários para poder se inscrever, os quais podem ser encontrados na página acima. A avaliação é gratuita e é realizada em parceria com o Inep, mesma instituição responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Os candidatos devem se atentar ao critério exigido com relação à idade. Podem se inscrever para a modalidade de ensino fundamental quem tem mais de 15 anos, e para a modalidade de ensino médio quem tem mais de 18 anos. A prova está marcada para acontecer no dia 27 de agosto e o resultado é esperado somente no final de dezembro, no dia 22.

Veja também: Enem 2023 foi ALTERADO pelo INEP: confira como será o Exame Nacional do Ensino Médio

Curso preparatório gratuito para o Encceja 2023

O curso preparatório gratuito para o Encceja 2023 visa auxiliar os candidatos que desejam fazer a prova. Dessa maneira, essa iniciativa é da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais. Apesar disso, o curso é aberto, gratuito e online para todos aqueles que forem aprovados dentro das vagas previstas.

O curso terá um total de 10 aulas, nas quais serão abordados os principais conteúdos cobrados na prova do Encceja. Além das aulas ao vivo, os participantes poderão contar também com a oferta de materiais de estudo e resolução de exercícios, para que eles consigam se preparar da melhor forma possível.

Os alunos da UFJF oferecerão a resolução de exercícios, sob a supervisão tanto de professores da UFJF quanto de pós-graduandos. Além disso, vale a pena comentar que o projeto está associado ao Projeto de Extensão Tutoria Enem, da faculdade. Para se inscrever, os interessados deverão acessar o link do formulário e preenchê-lo com as informações solicitadas, até a data máxima de 10 de junho. Logo, sendo assim, o link é: https://curtlink.com/qf8IPUZ.

Veja também: Casal encontra falha na loteria usando a matemática e ganha MILHÕES; confira a POLÊMICA!