Curso Gratuito Eletricista Pronatec 2015
O curso gratuito de eletricista é uma das apostas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A qualificação tem como propósito preparar profissionais para atuar no setor de infraestrutura, que, por sua vez, está cada vez mais carente de mão de obra capacitada.
O Pronatec nada mais é do que uma iniciativa do Governo Federal, que existe desde 2011. Ele tem como compromisso ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país, através de cursos de formação inicial e continuada (a partir de 160 horas) e cursos técnicos (a partir de 800 horas). As vagas gratuitas são oferecidas graças à parceria que o programa estabelece com instituições públicas e privadas.
O programa do governo oferece cursos específicos para formar eletricistas, que possuem curta duração e estão de olho nas funções mais demandadas no mercado de trabalho. A qualificação profissional acontece de forma rápida e apresenta os conhecimentos essenciais para desempenhar uma profissão.
Sobre a função de eletricista
O cargo de eletricista é bastante visado pelas empresas comerciais e industriais. Ele tem a função de realizar a manutenção preventiva e corretiva de sistemas de eletricidade, com o propósito de distribuir energia de forma eficaz e segura.
Após participar pelo curso profissionalizante, o eletricista passa a dominar os conhecimentos necessários para realizar instalações de quadros de distribuição de força, desligamento de aparelhos, substituição de componentes, testes na rede elétrica e identificação de defeitos. O salário varia conforme a região do país e o tempo de carreira, mas a média é de R$ 1.718,07.
Cursos de Eletricista Pronatec
O Pronatec oferece, através da sua ampla rede de parceiros, várias opções de cursos de eletricista. Os principais deles são:
Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão
O curso habilita profissionais para realizar serviços nas redes de distribuição de energia elétrica, de acordo com o planejamento pré-estabelecido, as técnicas e normas de segurança. Para participar da qualificação, é preciso ter pelo menos Ensino Fundamental I Incompleto. A carga horária é de 300 horas.
Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica
O Pronatec também costuma abrir oportunidades para formar o eletricista de rede de distribuição. O curso mostra como instalar, operar e reparar as redes que distribuem energia elétrica. A escolaridade mínima é Ensino Fundamental I Incompleto e a carga horária é de 200 horas.
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão
Você quer construir a sua carreira como eletricista na área de construção civil? Então participe do curso de eletricista instalador predial. A formação apresenta as técnicas para fazer instalações e reparos. A escolaridade mínima é Ensino Fundamental I Incompleto e a carga horária é de 200 horas.
Eletricista Industrial
Quem deseja construir carreira na indústria deve investir tempo e disposição no curso de eletricista industrial. A formação aborda vários temas, como instalação de dispositivo, interpretação de esquemas e programação de controladores. São 200 horas de curso. A exigência é ter pelo menos Ensino Fundamental I Incompleto.
Eletricista de automóveis
O curso prepara profissionais para trabalhar com sistemas elétricos de veículos automotores. A carga horária média é de 180 Horas. O pré-requisito é ter concluído a 8º ano do Ensino Fundamental.
Onde fazer curso de eletricista Pronatec?
Os institutos federais e as escolas do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são responsáveis por promover os cursos de eletricista do Pronatec em todo o país. As vagas, disponíveis pelo bolsa formação, são destinadas especialmente aos trabalhadores de baixa renda e aos cidadãos beneficiados por programas sociais, como o Bolsa Família.
Inscrições para curso de eletricista Pronatec
Para descobrir se há vagas abertas para o curso de eletricista Pronatec 2015 na sua cidade, basta acessar o site oficial do programa (http://pronatec.mec.gov.br) e fazer uma pesquisa. Se houver oportunidades, a candidatura é realizada pela internet mesmo, mediante ao preenchimento de um formulário.
Os interessados nas oportunidades educacionais também podem comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo para efetuar a inscrição.
Lembrando que o Governo Federal em conjunto com o MEC (Ministério da Educação), a partir do final de março estará disponibilizando vagas através do Sisutec 2015. Não perca essa grande oportunidade de cursar um curso técnico gratuito.