Curso Gratuito de Radiologia Pronatec 2015

Técnico em Radiologia – Curso, Vagas e Inscrições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece cursos profissionalizantes gratuitamente em todo o país. Através dessa iniciativa, os brasileiros podem participar de qualificação profissional ou habilitação técnica. Entre as opções de cursos mais disputadas, vale destacar o de técnico em radiologia.

O curso de técnico em radiologia tem uma carga horária média de 1.200 horas. A formação tem como objetivo desenvolver competências profissionais para trabalhar na área de saúde. A formação é totalmente gratuita, ou seja, o aluno do Pronatec não tem qualquer tipo de gasto com mensalidade.

www.pronatec.pro.br

Além de oferecer uma formação totalmente gratuita, o programa do governo também disponibiliza material didático e a mesma infraestrutura de qualidade dos cursos técnicos particulares de radiologia. O profissional adquire todo o conhecimento que precisa e conclui o curso pronto para encarar os desafios do mercado de trabalho.

Sobre o curso de técnico radiologia Pronatec

O curso de técnico em radiologia se destaca como um dos mais procurados do Pronatec. Os alunos adquirem conhecimentos para realizar exames radiológicos convencionais. Entre os temas abordados na formação, vale destacar: física das radiações, imagem para diagnóstico médico, técnicas radiológicas, meios de contraste, biossegurança e proteção radiológica.

Ao longo do curso, os estudantes aprendem a preparar soluções químicas, organizar a sala de procedimentos e processar os filmes radiológicos. Eles também são orientados sobre como preparar os pacientes para realizar exames.

www.pronatec.pro.br

O curso do Pronatec é bem completo, pois ele mostra com detalhes como realizar os principais exames de radiologia e diagnóstico por imagem. Os alunos aprendem o passo a passo para executar mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância. Todos os conceitos radiológicos aprendidos na teoria passam a fazer sentido depois das aulas práticas.

O mercado de trabalho é bem promissor para o técnico em radiologia. Ele pode trabalhar em consultórios, hospitais, unidades básicas de saúde e empresas que prestam serviços radiológicos. O salário médio nacional da profissão é de R$ 1.649,02.

Onde fazer curso de radiologia Pronatec?

As vagas para o curso gratuito de radiologia do Pronatec são oferecidas graças a ampla rede de parceiros que o programa possui. Veja a seguir onde você pode encontrar essa habilitação técnica:

UNIP

A Universidade Paulista (UNIP) forma técnicos em radiologia em algumas das suas unidades no estado de São Paulo. O curso dispõe de uma infraestrutura universitária e conta com professores experientes.

SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), no âmbito do Pronatec, também se empenha na oferta de vagas gratuitas para o curso de técnico em radiologia. Vale lembrar que a instituição está presente em todo o país e suas escolas contam com modernos laboratórios de radiologia.

Escola Técnica Albert Einstein

A Escola Técnica Albert Einstein é especializada na oferta de cursos técnicos na área de saúde. Entre as possibilidades de formação pelo Pronatec, vale destacar o curso de radiologia.

Inscrições curso de radiologia Pronatec

Para disputar uma das vagas do curso de radiologia do Pronatec 2015, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos do programa. As oportunidades são distribuídas, prioritariamente, entre os candidatos que prestaram o Enem 2014 e estudaram o ensino médio na rede pública.

www.pronatec.pro.br

As inscrições para o curso de radiologia Pronatec são realizadas através do Sisutec 2015. Essa plataforma do MEC funciona como um sistema informatizado, que distribui as vagas dos cursos técnicos de acordo com a nota dos candidatos no Enem. Todas as instituições parceiras do programa se reúnem nesse espaço virtual.

Os interessados em estudar radiologia pelo Pronatec podem se inscrever no Sisutec entre os dias 5 e 8 de maio. O resultado da primeira chamada será publicado no dia 13 de maio. Fique atento ao site sisutec.mec.gov.br.