Curso Gratuito de Pedreiro Pronatec 2015

O curso gratuito de pedreiro Pronatec 2015 é uma qualificação oferecida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. As vagas gratuitas são oferecidas em todo o país, conforme a disponibilidade das instituições parceiras.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal que existe desde 2011, com o objetivo de democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país. Graças a esse programa, milhares de brasileiros estão conseguindo obter um diploma profissionalizante e assim aumentando as chances de emprego. Entre as tantas opções de cursos, vale destacar a qualificação profissional para a carreira de pedreiro.

www.pronatec.pro.br

O curso de pedreiro do Pronatec pertence à modalidade de formação inicial e continuada (FIC). Esse nível garante uma qualificação rápida e focada nas necessidades do mercado de trabalho.

Sobre o curso de pedreiro Pronatec

O Pronatec trabalha com quatro opções de cursos gratuitos para pedreiro. Veja mais informações sobre cada um deles:

Pedreiro de Alvenaria

O curso de pedreiro de alvenaria se destaca como um dos mais procurados. Ele habilita os seus alunos para executar trabalhos de construção e reformas de obras. São apresentadas técnicas para lidar com alvenaria de tijolos, blocos de concreto e pedras, além dos conhecimentos básicos de revestimentos de pisos e paredes. Para participar dessa qualificação de 200 horas, é preciso ter escolaridade mínima de ensino fundamental I incompleto.

Pedreiro de Alvenaria Estrutural

Nesse curso, os alunos aprendem técnicas relacionadas à alvenaria estrutural, segundo as normas técnicas e de segurança. A carga horária é de 160 horas. Exige-se também pelo menos ensino fundamental I incompleto.
Pedreiro de Refratário

www.pronatec.pro.br

O curso mostra, essencialmente, como realizar a manutenção de materiais refratários. São 200 horas de estudos. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental I incompleto.

Pedreiro de Revestimentos em Argamassa

As pessoas interessadas em lidar com a parte de acabamento da obra devem realizar esse curso profissionalizante do Pronatec.

O conteúdo apresenta as técnicas para realizar a aplicação de revestimento em pisos, paredes e tetos. Para participar dessa qualificação de 160 horas, é preciso ter ensino fundamental I incompleto.

Com o mercado de construção civil em ascensão, o pedreiro vem sendo muito requisitado pelas construtoras. Esse profissional desempenha tarefas básicas na obra, mas mesmo assim precisa de conhecimentos específicos, como a capacidade de interpretar uma planta ou de realizar a marcação do terreno. A média salarial nacional é de R$ 1.349,82.

www.pronatec.pro.br

O curso gratuito de pedreiro Pronatec é oferecido através da bolsa-formação trabalhador. Esse benefício ajuda, sobretudo, as pessoas de baixa renda e que não possuem condições financeiras de pagar uma qualificação. Os alunos também costumam receber uma ajuda financeira do programa, para arcar com as despesas de alimentação e transporte.

Onde fazer curso de pedreiro Pronatec?

O principal parceiro do Pronatec na oferta de cursos de pedreiro é o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). A instituição abre vagas em todo o país e oferece uma formação de qualidade através do programa. Os institutos federais e o Sest/Senat também são parceiros importantes do programa.

Inscrições para curso de pedreiro Pronatec

Para saber se há vagas para o curso de pedreiro na sua cidade, basta acessar o site pronatec.mec.gov.br e utilizar o buscador. Informe o estado, o município e a escolaridade para que os resultados sejam apresentados. Se houver oportunidades em aberto, é necessário clicar em “Inscreva-se” para fazer a candidatura online, mediante ao preenchimento de um formulário. Caso não haja vagas abertas, o candidato também tem a possibilidade de receber notificações.

Os trabalhadores que desejam obter o diploma de pedreiro também podem procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e efetuar a inscrição no Pronatec pessoalmente.

 

Leia Também