Curso Gratuito de Costureira Pronatec 2015

Costureira Pronatec 2015 – Curso, Vagas e Inscrições

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal que tem aumentado o número de pessoas matriculadas em cursos de educação profissional e tecnológica. O programa prepara profissionais para diferentes carreiras, como é o caso da função de costureira, muito requisitada pelas indústrias de vestuário.

O curso gratuito de costureira Pronatec é oferecido conforme as necessidades de mão-de-obra especializada em cada região do país. Por exemplo, se em uma cidade há muitas fábricas de roupas e poucos profissionais capacitados para o trabalho, é claro que serão oferecidas mais oportunidades para o curso de costura.

www.pronatec.pro.br

O Pronatec mobiliza instituições de todo o país para oferecer o curso de costura e tantos outros. Com isso, o programa espera estimular a abertura de novas oportunidades de emprego e estimular o desenvolvimento das indústrias. A qualificação gratuita para costureira pertence à modalidade de Formação Inicial e Continuada, ou seja, tem curta duração e foco nas necessidades do mercado.

As vagas gratuitas para o curso de costureira são oferecidas através da bolsa-formação trabalhador. As oportunidades são distribuídas, preferencialmente, para os beneficiários do seguro-desemprego e dos programas sociais de transferência de renda. Em alguns casos, o programa ajuda os seus alunos com auxílio transporte e auxílio alimentação. O material didático também é fornecido 100% de graça.

Sobre o curso de costureira Pronatec

O curso de costureiro industrial do Pronatec tem uma carga horária de 200 horas e requer escolaridade mínima de ensino fundamental II incompleto. Os participantes aprendem a operar máquinas de costura industrial, com o propósito de fabricar roupas, conforme as normas e procedimentos técnicos.

As alunas do curso do Pronatec aprendem, gradativamente, a realizar a modelagem, o corte e a costura, seguindo a tabela de medidas e as características estipuladas para cada peça de vestuário. A formação também mostra como lidar com os principais equipamentos utilizados pelas indústrias de confecção.

www.pronatec.pro.br

No curso de costureiro industrial, oferecido no âmbito do Pronatec, é possível adquirir conhecimentos sobre diferentes assuntos, como tipos de agulha, tipos de máquina, tipos de tecidos, montagem de peças, defeitos na costura, regulagem de máquinas e técnicas de costura.

A profissão de costureira querer habilidade e conhecimentos técnicos. A atividade consiste em manusear equipamentos para montar peças de vestuário em série. É preciso saber como preparar as máquinas e conhecer as características dos principais tecidos.

O mercado de trabalho está bem aquecido para o profissional de corte e costura, principalmente por causa do crescimento das indústrias de confecção. O salário médio nacional de costureira é de R$ 1.036,74.

Onde fazer curso de costureira Pronatec?

Os cursos gratuitos do Pronatec são oferecidos em todo o país graças à parceria estabelecida com instituições de ensino. No caso do curso de costureiro industrial, quem oferta mais oportunidades em todo o país é o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As vagas são limitadas e abertas pelas escolas conforme as necessidades de cada região.

Inscrições curso de costureira Pronatec

Para verificar a disponibilidade de vagas para o curso de costureira Pronatec 2015 ou pelo Sisutec 2015, basta se dirigir até a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social do seu município. É recomendado que o cidadão esteja munido de cópias de documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. Ele poderá fazer a sua inscrição pessoalmente, caso haja oportunidades abertas.

Outra forma de verificar as vagas abertas do Pronatec é acessando o site oficial do programa. Na página, o candidato deve informar o estado, o município e a escolaridade para que o sistema encontre as turmas abertas. Se houver oportunidades disponíveis, basta clicar no botão “Inscreva-se” e preencher o formulário. Do contrário, é possível optar pelo recebimento de notificações.

 

Leia Também