Curso de Psicopedagogia 2020 – O que é, como fazer e para que serve!

Curso de Psicopedagogia 2020 – Saiba de todos detalhes sobre este curso!

Você está pensando em melhorar o seu currículo e ser um especialista nessa área? Confira como funciona uma formação em Psicopedagogia e como fazê-la!

Primeiramente é necessário lembrar que o mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais exigente. Por isso é interessante que você pense na sua vida profissional além da simples graduação e um Curso de Psicopedagogia 2020 poderá lhe ajudar. 

Essa área de aprendizado está sendo cada vez mais procurada por instituições de ensino. Os profissionais qualificados neste campo de atuação podem ajudar e influenciar positivamente na formação de jovens de todas as idades. 

Por fim, vamos trazer as principais informações para quem pensa em inscrever-se nesta capacitação. Saiba o que é e como funciona esse curso e fique atento para mudar sua vida profissional!

Curso de Psicopedagogia 2020
Foto: Divulgação

Como Funciona Curso de Psicopedagogia 2020

Antes de mais nada, como funciona um Curso de Psicopedagogia? Essa é uma dúvida comum por parte de quem ainda está pesquisando sobre esse campo de conhecimento. Nem todas as pessoas sabem exatamente como é essa formação. 

Devemos, primeiramente, lembrar que a maioria dos cursos de psicopedagogia funcionam como uma área de especialização. Em geral são de pós-graduação para quem possui formação em áreas equivalentes. 

Ou seja, se você trabalha com educação, docência, psicologia ou processos de aprendizado, poderá ter esse upgrade na sua carreira. E o que se estuda no curso de psicopedagogia? As disciplinas dependem da grade curricular, mas algumas opções aparecem em várias instituições. São exemplos de disciplinas:

  • Psicopedagogia e contexto familiar;
  • Desenvolvimento da linguagem falada, na leitura e na escrita;
  • Desenvolvimento psicomotor;
  • Resolução de conflitos no ambiente educacional;
  • Psicopedagogia e inclusão;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Dificuldades de aprendizagem. 

Como é Curso de Psicopedagogia 

Mas então como é o Curso de Psicopedagogia? Demora muito tempo? Essa também é uma pergunta frequente. Sendo um curso de pós-graduação, em geral, essa capacitação não demora muito tempo. 

O curso possui uma duração de dois anos e meio e as aulas acontecem semanalmente ou quinzenalmente, dependendo da instituição. Algumas instituições oferece curso de psicopedagogia EaD (Ensino a distância), mas geralmente essas aulas não são gratuitas. 

Como a maioria das capacitações desse tipo, no fim do curso o estudante deve entregar um trabalho de conclusão. É indicado que ele estude detalhes sobre a sua área de pesquisa e de interesse. 

Graduação em Psicopedagogia

Por fim, mesmo que grande parte das oportunidades sejam em especializações, existem Cursos de Graduação em Psicopedagogia. Duas instituições de ensino oferecem essas oportunidades. São elas:

  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB); 
  • Centro Universitário FIEO (Fundação Instituto de Ensino para Osasco). 

Como outros cursos de graduação, a formação de psicopedagogia exige horas de estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso (TCC). São ótimas chances para quem pensar em ser um psicopedagogo tendo uma formação prévia ou não.

 

Leia Também