Curso de programação GRATIS e a distância: capacitação através da Universidade de Harvard

Programação é o emprego do futuro. Brasileiros tem chance de aprender mais sobre esse tema de maneira gratuita.

Já pensou em fazer um curso de programação gratuito? Essa possibilidade existe para milhares de brasileiros. A opção é completamente online, logo, o interessado pode fazer diretamente de casa. 

Com isso, é ainda mais possível ter acesso à essa formação. A melhor parte é ter um novo conhecimento adquirido por uma das principais instituições de ensino da atualidade. Esse local é Harvard. 

Curso de programação GRATIS e a distância: capacitação através da Universidade de Harvard
Saiba mais sobre o novo curso de programação gratuito e online da Harvard – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Curso de programação gratuito

Atualmente, a Fundação Estudar trás suas inscrições abertas para quem deseja cursar uma nova formação. Ela é para a área de programação. Com isso, a iniciativa que oferece vagas levou o nome de Summer Code. 

O programa tem como público alvo os jovens de ensino fundamental e também médio. Sendo assim, a opção é para aqueles que estejam interessados em aprender mais sobre a área da programação. Também queiram realizar os primeiros projetos da carreira. 

Essa iniciativa é completamente online e gratuita. Assim, ela leva como base o CC50. Esse é o curso da Universidade de Harvard que está passando por tradução através da instituição de ensino. 

Este treinamento oferece noções básicas acerca da programação e também sobre linguagens como Python, C e Javascript. Mas, é importante lembrar que aqueles que estiverem interessados devem correr. As inscrições estão disponíveis apenas até 2 de janeiro. Ela pode ser feita no seguinte endereço: https://bit.ly/3PGMsYO

Saiba mais: Curso GRATUITO de computação em Harvard: estude a distância em uma das melhores universidades

Entenda o curso 

O curso CC50 é todo assíncrono e fica disponível durante todo o ano através da Fundação Estudar. Ele pode ser acessado por qualquer pessoa. Contudo, durante o Summer Code os alunos terão mais uma opção para melhor seus estudos. 

Os participantes serão divididos em grupos de 10 pessoas e poderão ter apoio de um monitor. Essa pessoa irá auxiliar na construção dos projetos. Vale lembrar que a monitoria deverá ocorrer em 6 de janeiro. Após, os alunos têm cerca de um mês para terminar o projeto. 

O CC50 tem cerca de 10 anos de existência e é um curso introdutório no tema da programação. Assim, ele recebe atualizações constantes. Com isso possui informações acerca das inovações tecnológicas que estão aparecendo na área. 

A formação terá 25 horas e 11 semanas de estudo, de acordo com a previsão. Nesse período as pessoas deverão saber mais sobre a teoria da ciência da programação. Logo conhecerão temas como Python, C, HTML, Javascript e CSS. 

Além disso, também haverá apresentação de conceitos como estrutura dos dados, engenharia de software, gerenciamento de recursos, desenvolvimento web, algoritmos, abstração, encapsulamento, segurança e outros. Também haverá dicas para o desenvolvimento do projeto final. 

Vale lembrar que esse programa divide-se em três etapas: a primeira delas é o aquecimento. Em seguida vem o desenvolvimento e termina com a mão na massa. este momento entram os monitores da Fundação Estudar. Seu papel é ajudar os estudantes a colocar o que pensam em prática através da programação. 

Veja também: Curso GRATUITO forma jovens para gravar PODCASTS: será que essa oportunidade é pra você?