Curso de Fisioterapia


Saiba tudo sobre o curso de fisioterapia, descubra como é a profissão de fisioterapeuta. Conheça as melhores instituições do país e faça sua inscrição.
https://pronatec.pro.br

Conheça detalhes sobre o curso de Fisioterapia.

Conheça as vantagens de possuir um diploma de graduação em um dos cursos mais procurados do país.

Nem sempre é fácil decidir qual será o caminho tomado quando se aproxima o momento de escolher um curso de ensino superior. Seja ele qual for (curso de capacitação, graduação ou especialização) sempre é aberto um número grande de opções.

https://pronatec.pro.br

O curso de fisioterapia é uma opção para quem gosta de trabalhar com pessoas, responde com facilidade a matérias relacionadas às ciências biológicas e gosta de estar sempre atualizado em relação à saúde e ao corpo humano.

A fisioterapia faz parte do grupo de profissões que ganhou reconhecimento social e status a partir da década de 1990. Houve nesse período um aumento considerável na preocupação social em relação a questões de saúde pública e os meios de comunicação e a mídia em geral, desde então, acompanharam mais de perto o profissional fisioterapeuta – por influência, por exemplo, do trabalho feito com o esporte de alto rendimento.

A imagem do fisioterapeuta próximo à grande área Medicina também influenciou essa procura. Atrai jovens o uso de vestimentas similares, uma disputa menor por vagas e o fato de trabalhar também com pacientes em hospitais e clínicas.

O que faz o fisioterapeuta?

O profissional de fisioterapia é responsável por prevenir e tratar doenças e lesões, com o emprego de técnicas como ginástica e massagens. Também faz parte das funções do fisioterapeuta o tratamento e, muitas vezes, diagnóstico de problemas relacionados à má postura e causados por acidentes ou má-formação.

Fazem parte do arsenal deste profissional o domínio de tratamentos à base de calor, frio e com aparelhos técnicos específicos. Essas técnicas são usadas, principalmente, na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios de caráter neurológico, cardíaco e/ou respiratório. O fisioterapeuta trabalha também com idosos, crianças, gestantes e portadores de deficiência mental ou física.

Detalhes sobre o curso de fisioterapia

A base do currículo de todos os cursos de fisioterapia é parecida. O aluno que escolher esta graduação irá encontrar, majoritariamente, disciplinas nas seguintes áreas:

  • Biologia;
  • Anatomia;
  • Patologia;
  • Fisiologia;
  • Traumatologia;
  • Ortopedia;
  • Saúde pública.

A maioria das disciplinas será relacionada ao funcionamento do corpo humano. A base das aulas é relacionada com a função do profissional: prevenção e diagnóstico de lesões e suas diversas formas de tratamento.

A maioria dos cursos, de instituições de ensino variadas, tem em torno de quatro/cinco anos de duração sendo o início do curso voltado às disciplinas teóricas e a segunda metade voltada à prática. É no fim da graduação que os alunos fazem o estágio obrigatório em clínicas específicas ou hospitais.

Quanto ganha um fisioterapeuta?

Uma das dúvidas que surgem nas pesquisas sobre a profissão fisioterapeuta é: Quanto ganha um fisioterapeuta? Segundo o Datafolha, o salário médio de um profissional da área é de 3.167,30 reais (para uma jornada de 30 horas por semana).

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) também edita uma tabela anualmente onde o profissional encontra os valores de referencial nacional de procedimentos terapêuticos. Isso serve para os profissionais que trabalham de forma autônoma.

Mesmo com uma média salarial não tão alta, a demanda por profissionais da área deve aumentar nos próximos anos para serviços de reabilitação e alívio de dores crônicas. O envelhecimento da população é o principal fator determinante.

Os recém-formados podem ter dificuldades para encontrar emprego nos grandes centros urbanos, principalmente nas áreas mais tradicionais (ortopédica, respiratória e neurológica). Existem, porém, outras especialidades. São exemplos:

  • Dermatofuncional;
  • Oncologia;
  • Saúde da família e do trabalhor;
  • Área desportiva;
  • Reabilitação cardiovascular.

Dentro dos hospitais, a fisioterapia hospitalar continua exigindo demanda de profissionais. As Apaes e secretárias de Saúde também oferecem vagas para fisioterapeutas nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sudeste do país concentra um número grande de oportunidades e salários mais altos. É no Norte e no Nordeste do país que encontra-se trabalho com mais facilidade. O Exército Brasileiro também incluiu as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no plano de carreira (através de concurso público).

Curso de Fisioterapia nas melhores instituições do país

Algumas das universidades e instituições fazem parte da lista de melhores escolas de fisioterapia do país. Entre estão cursos pagos e públicos. São exemplos no Sudeste:

Rio Grande do Sul:

  • PUCRS; UFRGS, UFSM;

São Paulo:

  • USP; UNIMEP; UFSCar;

Minas Gerais:

  • UFMG; UNIFAL;

FMU oferece curso técnico pelo Pronatec

Através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) oferece vagas para cursos técnicos profissionalizantes. Todos eles são oferecidos de maneira gratuita.

Entre os cursos oferecidos está o de Técnico em Imobilizações Ortopédicas (saiba mais), relacionado à grande área fisioterapia.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
144313

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *