Curso de Enfermagem do Trabalho 2020 – Vale a pena, Como Funciona, Inscrições!

Curso de Enfermagem do Trabalho 2020 – Veja como se inscrever e conquistar uma das vagas!

Já pensou em entrar para a área da saúde? Confira a seguir mais informações sobre uma ótima qualificação no campo da Enfermagem! Saiba mais!

O Curso de Enfermagem do Trabalho 2020 deverá continuar com uma grande procura nos próximos semestres. Isso porque esse profissional está cada vez mais sendo valorizado e procurado por instituições e empresas de todo o tipo. 

Essa formação poderá garantir para você uma estabilidade e um acesso à novas oportunidades em um mercado cada vez mais competitivo. Um curso de Enfermagem é muito bem visto como certificação em diversas regiões do país. 

Sabendo disso, selecionamos mais informações para quem quer inscrever-se e buscar um novo percurso na vida pessoal e profissional. Confira e conheça mais sobre essa área e como os enfermeiros atuam nela. 

Foto: Divulgação

Como Funciona Curso de Enfermagem do Trabalho 2020

Mas afinal: como funciona o Curso de Enfermagem do Trabalho? Essa é uma dúvida frequente e que surge por muitas pessoas que estão procurando novos espaços dentro de um mercado de trabalho competitivo. 

É importante lembrar logo que, em geral, o curso de enfermagem do trabalho é um curso de especialização que está recebendo cada vez mais atenção. Muitas pessoas estão procurando esse campo de atuação já que o mercado está aquecido para quem possui essa certificação. 

Embora venha crescendo com o tempo, a especialização em Enfermagem do Trabalho não é uma área nova e a presença de enfermeiros em empresas de grande porte, principalmente, é corriqueira. 

Vale a Pena Curso de Enfermagem do Trabalho

Mas será que vale a pena o Curso de Enfermagem do Trabalho? Sabendo que a procura está cada vez maior em diversas regiões do país, é possível afirmar que essa é uma capacitação interessante hoje em dia. 

Sendo um curso de especialização, ou seja, de pós-graduação, a Enfermagem do Trabalho exige que os interessados já tenham um registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Ou seja, é necessário já ter um curso de graduação em Enfermagem. 

Em geral a carga horária Enfermagem do Trabalho é de um total de 360 horas. Isto é, os estudantes podem concluir essa capacitação em um período que vai entre 12 e 18 meses no total. 

Mas o que estuda no Curso de Enfermagem do Trabalho? As principais disciplinas são:

  • Segurança e higiene do trabalho;
  • Aspectos legais e bioética na atuação do enfermeiro do trabalho;
  • Políticas públicas de Saúde do Trabalhador;
  • Toxicologia ocupacional;
  • Educação em saúde ocupacional;
  • Saúde ambiental e meio ambiente ocupacional;
  • Atendimento às doenças ocupacionais;
  • Atendimento aos acidentes do trabalho. 

O Que Faz Enfermeiro do Trabalho

E afinal, o que faz um Enfermeiro do Trabalho? É importante lembrar que a base de atuação desse profissional é a mesma de outros que atuam em campos diferentes da saúde: atender às demandas de saúde da população. 

A diferença é que quem possui essa especialização lida, em geral, mais com trabalhadores. Desde o atendimento de urgência dentro de um ambiente de trabalho até situações de primeiros socorros ou acidentes são responsabilidade desse profissional. 

Outro diferencial do enfermeiro do trabalho é montar planejamentos com a intenção de reduzir os riscos de acidentes de trabalho em uma empresa, assim como observar as condições do local para a saúde de quem está presente. 

Curso Enfermagem do Trabalho 2020 Inscrições

As inscrições Curso Enfermagem do Trabalho 2020 variam de acordo com a região que você mora. Geralmente são instituições de ensino particular que oferecem vagas nessa área, mas também existem algumas ofertas em universidades públicas. 

O importante é que você fique atento para bolsas de estudo Enfermagem do Trabalho que são disponibilizadas por diversas empresas que atuam com financiamento estudantil. Fique também atento às ofertas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que oferece vagas nessa área em algumas regiões. 

A inscrição Curso de Especialização Enfermagem do Trabalho 2020 acontece, geralmente, nos períodos de início de semestre. 

 

Leia Também