Curso de Eletromecânica Pronatec

Eletromecânica Pronatec – Curso, Vagas e Inscrições

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) é uma iniciativa do Governo Federal que tem contribuído com a qualificação de milhares de brasileiros. Entre as tantas opções de cursos gratuitos oferecidos pela iniciativa, vale destacar aqueles que pertencem a área de Eletromecânica.

A área de eletromecânica do Pronatec possui um curso de formação inicial e continuada e outro curso técnico. As duas possibilidades são bem-vindas ao currículo de quem deseja construir carreira na área de controle e processos industriais.

www.pronatec.pro.br

Os cursos de eletromecânica representam apenas uma das tantas possibilidades do Pronatec. Nos seus primeiros quatro anos de história, o programa se comprometeu em oferecer 8 milhões de vagas para educação profissional e tecnológica.

Sobre os Cursos de Eletromecânica Pronatec

Curso técnico de Eletromecânica

O curso de técnico em eletromecânica é uma habilitação profissional muito procurada pelos brasileiros que desejam construir carreira no setor industrial. A capacitação oferece uma série de vantagens aos alunos, como boa aceitação por parte das empresas, alta taxa de empregabilidade e bons salários.

Para participar do curso de eletromecânica, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio. Ele também precisa ter disponibilidade de tempo para cumprir a carga-horária de 1.200 horas.

A formação do técnico em eletromecânica é bem focada na prática. Ao longo das aulas, ele aprende como atuar em projetos e executar instalações, tanto elétricas quanto mecânicas. O curso mostra, sobretudo, como lidar com os equipamentos industriais, respeitando as normas de segurança e de responsabilidade social. De modo geral, os alunos são capacitados para projetar, instalar e cuidar da manutenção de sistemas eletromecânicos.

www.pronatec.pro.br

Ao longo da formação técnica, é possível adquirir conhecimentos sobre diversos temas, como eletricidade, materiais, metrologia, desenho técnico, processos de fabricação, instalação e manutenção, elementos de automação, máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos.

As escolas que oferecem o curso normalmente contam com uma infraestrutura formada por diversos laboratórios, que valorizam as atividades realizadas nas áreas de automação, ensaios, instalações, soldagem, informática, entre outras.

Após concluir a formação técnica, os profissionais recém-formados encontram um mercado de trabalho próspero e repleto de oportunidades. As vagas de emprego estão, sobretudo, nas indústrias, nas concessionárias de energia e nas empresas de automação industrial. O salário médio do técnico eletromecânico é de R$ 2.292,74.

Curso de eletromecânica de automóveis

Se você procura um curso rápido para trabalhar na área de eletromecânica, então participe da qualificação de eletromecânica de automóveis, oferecida pelo Pronatec. Com carga horária de 360 horas, esse curso forma profissionais para realizar a manutenção de sistemas elétricos e mecânicos dos veículos. Ao longo das aulas, são apresentadas as principais ferramentas e técnicas para desenvolver o trabalho. A escolaridade mínima exigida para fazer a matrícula é Ensino Fundamental Completo.

Onde fazer Curso de Eletromecânica Pronatec?

Os cursos do Pronatec 2015 que pertencem a área de eletromecânica são oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Essa instituição tem escolas instaladas em todos os estados e desempenha papel importante na capacitação de profissionais para trabalhar na indústria.

www.pronatec.pro.br

Inscrições Curso de Eletromecânica Pronatec

No momento, algumas instituições de ensino parceiras do Pronatec estão sem previsão para a abertura de novas vagas gratuitas através do programa. Essa situação está ocorrendo justamente pelo atraso no repasse de verba por parte do Ministério da Educação. De qualquer forma, vale a pena ficar de olho nas formas de se inscrever nos cursos profissionalizantes gratuitos.

No caso do curso de técnico em eletromecânica, as pessoas interessadas devem ficar de olho no cronograma do Sisutec 2015, um sistema informatizado do MEC que distribui as vagas gratuitas conforme a nota no Enem. Nesse ano de 2015, o prazo para se inscrever vai de 5 a 8 de maio.

Com relação ao curso de eletromecânica de automóveis, os interessados devem ficar atentos às oportunidades anunciadas pelo site do Pronatec.

 

Leia Também