Curso de Cuidador de Idosos Pronatec 2016

Conheça o Curso de Cuidador de Idosos Pronatec 2016

O curso de cuidador de idosos Pronatec 2016 é uma ótima opção para as pessoas que desejam encontrar emprego na área de saúde e bem-estar. A qualificação tem como foco as necessidades do mercado de trabalho e habilita profissionais sem qualquer tipo de custo.

O Pronatec, para quem não sabe, é um programa do Governo Federal que existe desde 2011 com o intuito de ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica. A iniciativa oferece cursos gratuitos em todo o país, graças a uma ampla rede de parceiros, composta por instituições públicas e privadas.

https://pronatec.pro.br

Quem tem a intenção de trabalhar cuidando de idosos conta com, basicamente, duas possibilidades pelo Pronatec 2016. O programa tem vagas para um curso de formação inicial e continuada nessa área, bem como um curso de habilitação técnica 100% de graça. A oferta de vagas depende, sobretudo, da disponibilidade das instituições parceiras e do investimento do MEC.

Sobre os Cursos de Cuidador de Idosos Pronatec

Várias pesquisas apontam que o mercado de trabalho para o cuidador de idosos está em crescimento. O nicho está em expansão principalmente por causa do grande número de pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com informações do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), são mais de 20 milhões de brasileiros na terceira idade, sendo que 13% sofrem com dificuldades para realizar as tarefas diárias. É nesse cenário que entra o cuidador de idoso, um profissional treinado para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

https://pronatec.pro.br

O mercado de trabalho é bem abrangente para o cuidador de idosos. Esse profissional pode trabalhar em domicílios, clínicas e instituições de longa permanência. O salário varia conforme a região do país, mas a média nacional é de R$ 1.173,56.

Curso FIC de Cuidador de idosos

Confira o que mudou no curso de cuidador de idosos em 2017.

A modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) vem sendo muito procurada pelos profissionais que desejam passar por um curso rápido e focado nas atividades práticas.

O curso gratuito de cuidador de idosos, oferecido por meio da bolsa-formação, é uma das qualificações mais procuradas pelos trabalhadores. Ele tem uma carga horária de 160 horas e requer escolaridade mínima de ensino fundamental completo.

A formação profissionalizante apresenta aos alunos as técnicas básicas para cuidar de idosos, principalmente no que diz respeito à higiene, ao conforto e à alimentação. Os alunos são orientados a zelar pela integridade física de cada idoso, além de promover atividades de entretenimento e prestar primeiros socorros.

Curso técnico em cuidados de idosos

Quem está em busca de uma formação um pouco mais abrangente na área deve recorrer ao curso técnico em cuidados de idosos, que possui uma carga-horária de 1200 horas. Os participantes adquirem conhecimentos sobre diversos temas, como elementos de geriatria, nutrição saudável, primeiros socorros, gerontologia e atividades lúdicas para entreter a terceira idade. Em outras palavras, o curso forma um profissional completo, capaz de cuidar do idoso a partir dos aspectos físicos, mentais, sociais e culturais.

Onde fazer Cuidador de Idosos Pronatec?

Os cursos de cuidador de idosos Pronatec são ofertados pelas instituições parceiras, como é o caso do Senac e da Escola Técnica Einstein. Os institutos federais e as escolas estatuais também contribuem com a oferta de oportunidades.

https://pronatec.pro.br/

Inscrições Curso de Cuidador de Idosos Pronatec

As pessoas interessadas em participar do curso técnico de cuidador de idosos devem se inscrever no Sisutec 2016, um sistema informatizado desenvolvido pelo MEC que distribui as vagas conforme o desempenho no Enem. Várias instituições de ensino participam do processo seletivo unificado, tanto públicas quanto privadas. Nesse ano, o cronograma ainda não foi divulgado pelo MEC.

Para conferir as vagas do curso de cuidador de idosos FIC, é preciso acessar o site pronatec.mec.gov.br e efetuar uma busca de acordo com o estado e a cidade. Os interessados também podem se dirigir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para se inscrever.

 

Leia Também