CUIDADO: nova trend do TikTok pode expor usuários, confira

A rede social pode esconder problemas e armadilhas que complicam a vida dos usuários mal avisados. Proteja-se!

Criminosos da internet estão usando a rede social chinesa  TikTok para surrupiar dados e fotos íntimas dos usuários da plataforma. Isso acontece fraudando “The Invisible Challenge” com mais de 25 milhões de visualizações. A nova pegadinha consiste em um vídeo em que o usuário se gravava nu usando o filtro Corpo Invisível (Invisible Body), para que o corpo fique invisível, e apenas o contorno de uma pessoa fique visível nos frames.

No momento, antes de tudo, este é um dos desafios mais populares nas redes sociais e esconde uma armadilha terrível para muita gente. Você confia e acredita em todas as promessas que encontra na internet? Não se sabe direito as intenções por trás das coisas na rede. Sempre bom prestar atenção. Confira no texto o que está acontecendo.

CUIDADO: nova trend do TikTok pode expor usuários, confira
Perigos na rede social – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Roubo de dados

Antes de mais nada, devido à popularidade do desafio, os hackers desenvolveram uma tecnologia que pode remover o efeito do Invisible Body e fazer com que os corpos nus apareçam como originalmente foram gravados. Aproximadamente 30.000 pessoas acessam o servidor Discord que hospeda o conteúdo.

Os envolvidos geram um link que redireciona o internauta ao Discord, onde é possível acessar a tecnologia desenvolvida por eles chamada Unfilter, que pode remover o filtro utilizado no Desafio do Corpo Invisível. O esquema foi descoberto por pesquisadores da Checkmarx, desvendando as más intenções dos usuários e indicando que o Unfilter instala um malware capaz de furtar dados de quem o baixa.

As formações para obter o software ‘ Unfilter ‘ distribuem o malware gatuno WASP escondido dentro de um pacote Python malicioso. Segundo o Bleepingcomputer, o aparelho do internauta que baixa o Unfilter sofre ataque pelo Wasp Stealer Discord Token Grabber, que rouba contas do Discord, senhas de cartões de crédito armazenadas no navegador, carteiras de criptomoedas e arquivos de computador.

Veja também: Melhores empresas e produtos para revender e GANHAR DINHEIRO

Armadilhas do TikTok estão em toda a parte

No TikTok, uma nova tendência viralizou: os usuários todavia usam esparadrapo como um método para similarmente cobrir a boca à noite, antes de dormir. Vários médicos alertam para os perigos da prática e recomendam precaução.

Assim, certamente este patch é usado por usuários que dizem estar sendo tratados para ronco, mau hálito e outros problemas de saúde. Apesar disso, eventualmente não há evidências para todavia apoiar esses benefícios.

Outrossim o usuário @movewithjames tem um vídeo com mais de 3 milhões de visualizações explanando porque começou a usar os stickers há dois anos. Inesperadamente ele diz que na época estava com dor de garganta e problemas na mandibula ao acordar.

A saber: na mesma rede, o usuário @isabella.lux fala sobre os diversos benefícios que o tratamento todavia pode trazer. Eles incluirão a redução do mau odor, o tratamento da gengivite, a eliminação da cárie dentária, a névoa cerebral e até a melhoria do sistema imunológico. Seu vídeo tem quase 500.000 visualizações.

Em conclusão, o sucesso dessa tendência chamou a atenção de especialistas em sono. Preocupados, eles alertam que cobrir a boca à noite pode ser perigoso. “Se você vomitar à noite e ficar com a boca coberta, corre o risco de engasgar ou engasgar”, diz um médico do Mercy Medical Center, em Maryland (EUA), para o site SleepFoundation, instituição dedicada a divulgar informações sobre o sono.

Veja também: DINHEIRO EXTRA para TRABALHADORES é LIBERADO; saiba como receber