Cuidado com os GOLPES digitais: veja como eles funcionam e saiba a melhor forma de se PROTEGER!

Golpes digitais atingem os maiores estados do Brasil, veja quem está na rota de invasão nos últimos meses

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados onde acontecem mais golpes digitais. Estudos foram feitos pela OLX e a empresa AllowMe apontando que nesses locais os celulares estão no topo da lista visados por golpistas.

De acordo com o estudo dessas plataformas, a região sudeste é a que mais teve fraudes confirmadas no primeiro semestre de 2023, seguido de outros grandes estados. Saiba como os golpes cibernéticos estão sendo aplicados no Brasil. 

Cuidado com os GOLPES digitais: veja como eles funcionam e saiba a melhor forma de se PROTEGER!
Entenda como os golpes digitais estão sendo aplicados no Brasil. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

Golpes digitais no Brasil

A plataforma de vendas online OLX e AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, fizeram um estudo sobre as fraudes cibernéticas aplicadas no Brasil.

Segundo o estudo, os golpes digitais se concentram em maior parte na região sudeste, com o estado de São Paulo liderando com 41%, em seguida o Rio de Janeiro, 15% e Minas Gerais com 9%. 

A pesquisa também apontou que a maioria dos brasileiros que caíram nos golpes foram homens,  73%, contra 27% de mulheres e 70% das vítimas possuíam até 31 anos. 

Vale destacar que as contínuas melhorias em tecnologia de prevenção à fraude se mostram eficazes na redução dos golpes em ambiente online.

Mas os fraudadores se adaptam rapidamente para atrair novas vítimas, por isso, é importante que as pessoas se mantenham atentas e se protejam. O estudo descobriu muitos pontos importantes, como:  

  • No primeiro semestre de 2023, cerca de 3.289 golpes aplicados foram identificados em compras e vendas pela internet; 
  • O Golpe da Compra Confirmada é quem lidera a lista, 31% dos casos se manteve estável em relação ao mesmo período em 2022; 
  • A invasão de conta configura o 2° lugar na lista com 25%, mas teve uma alta de 42%; 
  • Roubo de Dados 23%, onde o levantamento identificou uma média de 2,6 tentativas de roubo em contas por minuto; 
  • Em relação aos aparelhos utilizado a maioria das transações são feitas em smartphones e o índice de tentativas de fraude são em dispositivos mobile (1,15% contra 0,47%); 
  • O prejuízo estimado com os golpes foram de cerca de R$ 392 milhões;
  • Smartphones estão no topo da lista dos produtos afetados por fraudes, representando 34%;
  •  O iPhone é o mais procurado, com 77% dos casos;
  • Videogames ficam em segundo lugar, com 24%, em especial a marca PlayStation são os preferidos dos golpistas com 70% das fraudes, seguida pelo Xbox (23%) e os computadores que representam 12% dos golpes. 

Veja também: Veja como se PREVINIR dos principais GOLPES na internet: CUIDADO!

Principais golpes aplicados e como se proteger

Os golpes digitais geralmente são aplicados de forma estratégica e o modus operandi dos criminosos é bem básico. O golpe da compra confirmada lidera o ranking de fraudes, pois trata-se da atualização do antigo golpe do envelope vazio.  

Com o aumento das transações bancárias digitais, o fraudador faz um falso comprovante de depósito inserindo os dados da vítima. Depois ele envia por e-mail ou por aplicativo de mensagem para a vítima, e a mesma acredita que o valor foi depositado e o produto da venda foi entregue.

Quando a vítima percebe o golpe, o criminoso já está com o produto em mãos e deixa de responder às mensagens. Para se prevenir disso, só entregue o produto após a confirmação do depósito em sua conta.

Mantenha a conversa pelos chats atualizada e evite negociar por aplicativos de mensagens. Desconfie de mensagens ou e-mails que se passam por comunicados oficiais de alguma empresa.

Para isso, verifique o domínio do e-mail e veja o status da negociação no site ou aplicativo da empresa. Nunca repita senhas em diferentes sites e use sempre senhas fortes. Também mude as senhas com frequência e fique atento aos alertas enviados pelas plataformas sobre a tentativa de alguém entrar logado na sua conta. 

Nunca compartilhe número de celular, endereço de e-mail, CPF e dados bancários com terceiros. Não clique em links enviados para preencher vagas de emprego, receber prêmios e etc.

Por fim, só mantenha conversas pelos chats das plataformas que possuem ferramentas que garantem a privacidade dos seus dados.

Saiba mais: REVELADO os 5 golpes do PIX que mais fazem vítimas no Brasil: cuidado!