Cronograma Prouni 2020 – MEC confirma as datas oficiais do programa!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Confira a seguir as datas de um dos principais programas de educação do país!

O Cronograma Prouni 2020 foi lançado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC). Quem quer participar de um dos principais programas do país deve ficar atento aos prazos para estudar sem ter grandes gastos. 

O Programa Universidade para Todos é a principal forma de fazer um curso de graduação sem precisar lidar com altas mensalidades. São ofertadas bolsas de estudo parciais e integrais para todas as regiões do país. 

Confira a seguir detalhes sobre as datas e como deverá funcionar o programa. Fique ligado para conseguir a sua vaga e mudar sua vida profissional futuramente. 

Cronograma Prouni 2020
Foto: Divulgação

Prouni 2020 Como Funciona

Primeiramente, como funciona o Prouni 2020? Essa é uma dúvida por parte de quem nunca participou do programa e quer conseguir estudar com descontos ou gratuitamente. É necessário entender exatamente o que é exigido para fazer parte dessa ação do Ministério da Educação. 

O Prouni 2020 acontece através da oferta de bolsas de estudo. Para buscar uma das bolsas é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Os canidatos também precisam ter garantido uma nota mínima de 450 pontos na média – e maior do que zero na redação. 

Serão disponibilizadas bolsas de estudo do Prouni em duas modalidades:

  • Bolsas de Estudo Integrais (100%); 
  • Bolsas de Estudo Parciais (50%). 

Outro critério de seleção para quem pode fazer o Prouni é a renda familiar per capita. É necessário que os valores não ultrapassem três salários mínimos. Além disso, recebem as vantagens os estudantes oriundos de escolas públicas durante o ensino médio – ou em escolas particulares como bolsistas integrais. 

Datas Prouni 2020

As datas do Prouni 2020 foram divulgadas de forma oficial. Quem quer conseguir uma das bolsas pelo Programa Universidade para Todos deverá ficar atento para as inscrições que começam no dia 28 de janeiro. O prazo máximo é às 23h59 do dia 01 de fevereiro. 

Confira a seguir o cronograma oficial do Prouni 2020:

  • Inscrição Prouni: 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020
  • Divulgação da 1ª chamada: 4 de fevereiro
  • Comprovação dos dados e informações: 4 a 11 de fevereiro de 2020
  • Registro do Sisprouni: 4 a 14 de fevereiro de 2020
  • Divulgação do resultado da 2ª chamada: 18 de fevereiro
  • Comprovação das informações e dados: 18 a 28 de fevereiro
  • Lista de Espera Prouni: 6 a 9 de março
  • Comprovação das informações e dados nas instituições: 13 a 16 de março de 2020
  • Período para Registro no Sisprouni: 17 a 23 de março de 2020.

 

Leia Também