Cronograma Encceja 2017

Cronograma Encceja 2017 – Acompanhe as principais datas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos!

Cronograma Encceja 2017 – Confira as datas do Exame que substitui o Enem e certifica Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio!

Foi divulgado o Cronograma Encceja 2017! A área da educação no Brasil está passando por uma série de mudanças nos últimos anos. Entre as tantas reformulações, uma delas influencia de forma direta milhares de brasileiros. A forma de adquirir o Certificado do Ensino Médio mudou. A principal opção, agora, é o Encceja.

O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) não fará mais parte da lista de provas capazes de certificar cidadãos interessados em terminar este nível de ensino. A partir de 2017, todos os interessados em garantir um certificado de conclusão do Ensino Médio deverão recorrer a outras opções.

Sabendo disso, vamos falar mais sobre o cronograma do principal exame certificador de alunos do ensino fundamental e médio. Confira as principais datas e informações sobre o Encceja 2017. Confira!

Datas Encceja 2017

cronograma encceja 2017

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no dia 26 de junho as novas regras e datas Encceja 2017. Foram divulgadas as principais informações do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – que irá substituir o Enem como validação de certificado do ensino médio.

Entre as principais informações, estão:

  • Inscrições Encceja 2017: entre os dias 7 e 18 de agosto no Brasil / 3 e 17 de julho no Exterior.
  • Data Prova Encceja 2017: 22 de outubro (manhã e tarde) Brasil / 10 de setembro no Exterior.
  • O que cai no Encceja 2017: de acordo com o Inep, a prova deverá ter as mesmas bases do Enem. O edital com todas as informações será publicado no dia 24 de julho para residentes no Brasil e 30 de junho para os que residem no exterior.

Outras dúvidas em relação ao Exame foram respondidas. Poderão fazer a prova para Certificado do Ensino Fundamental todos os interessados com idade mínima de 15 anos. Para obter o Certificado do Ensino Médio é necessário ter, no mínimo, 18 anos de idade.

Prova Encceja 2017

Prova Encceja 2017A prova Encceja 2017 acontecerá com um total de 120 questões de múltipla escolha (30 itens para cada área exigida). Além dessas questões, todos os interessados deverão fazer uma redação.

Conseguirão obter os certificados todos os estudantes que alcançarem ao menos 50% da nota em cada área específica – incluindo a redação. Isso deverá servir como base para todos que querem um diploma.

A prova do Encceja não era aplicada desde 2014 e também irá valer para quem busca certificação do ensino fundamental. Uma estimativa do Inep é que sejam 222.180 candidatos para as provas de nível fundamental e 815.731 interessados nas provas de nível médio.

São um total de 564 cidades participantes do Encceja 2017 no Brasil e cerca de 14 cidades no exterior, totalizando 10 países – o Enem em 2016 chegou a atingir 1,7 mil cidades no total. Todos os interessados em saber mais devem ficar atentos ao site Encceja:

http://portal.inep.gov.br/encceja