Cronograma do Sisu 2020/1 – MEC divulga as datas oficiais!

Está pensando em entrar em uma universidade pública no próximo semestre? Confira as datas para fazer sua inscrição!

O Cronograma do Sisu 2020/1 estava sendo aguardado por milhares de pessoas. Isso acontece porque essa ainda é a principal maneira de entrar em uma universidade pública no Brasil. 

Para quem ainda não conhece, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ação do Ministério da Educação (MEC). Todos os anos são ofertadas milhares de novas vagas através desse programa para instituições de ensino de todo o país. 

A seguir vamos trazer mais informações que foram divulgadas recentemente. Anota na sua agenda todos os detalhes e não perca os prazos! Confira quais são as datas para inscrição e divulgação dos resultados. 

Cronograma do Sisu 2020/1
Foto: Divulgação

Datas Sisu 2020/1

Foram divulgadas as datas do Sisu 2020/1! Como é de praxe, o Ministério da Educação lançou em Diário Oficial da União (DOU) o cronograma oficial. As informações foram lançadas na última terça-feira (03 de dezembro). 

Quem pretende fazer o Sisu 2020 primeiro semestre deve ficar atento para alguns pré-requisitos básicos primeiramente. O principal deles é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Os exames acontecem nos dias 03 e 10 de novembro. É necessário, também, ter obtido nota maior do que zero na redação. 

Mas o mais importante: qual é o cronograma do Sisu 2020/1? Confira a seguir:

  • Inscrição Sisu: 21 a 24 de janeiro; 
  • Resultados: 28 de janeiro;
  • Data das Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro;
  • Lista de espera para quem não passou na 1ª ou 2ª opção: 29 de janeiro a 4 de fevereiro. 

Inscrição Sisu 2020/1

As inscrições Sisu 2020/1 acontecem, portanto, no primeiro mês do ano. O programa segue sendo a principal maneira de ingressar nos cursos superiores do Brasil. É importante lembrar que essa ação não é anual. 

O processo de inscrição do Sisu 2020 acontece duas vezes por ano: em janeiro e junho. São selecionados estudantes para instituições públicas usando as notas do Enem 2019. É importante lembrar, porém, que mais detalhes ainda vão ser divulgados. 

É no edital do Sisu 2020/1 que serão divulgadas informações sobre as vagas ofertadas. Em 2019, no mesmo período, foram um total de 235.467 oportunidades em 129 instituições de ensino diferentes. 

 

Leia Também