CRLV e o IPVA: entenda a diferença de cada um e a OBRIGATORIEDADE

Entenda a importância do IPVA e da taxa de licenciamento para obter seu CRLV 2024. Saiba como quitar todos os débitos e evitar problemas na Carteira Digital de Trânsito.

Muitos proprietários de veículos têm se deparado com uma situação frustrante: mesmo após o pagamento da taxa de licenciamento, ainda não conseguem atualizar o CRLV 2024. Essa questão tem gerado dúvidas e insatisfação entre os condutores.

Sabendo da importância do assunto, abaixo iremos esclarecer a diferença entre o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além de explicar a obrigatoriedade de quitar os débitos para regularizar a situação.

CRLV e IPVA
Diferenças entre CRLV e IPVA desvendadas! (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

O que é o CRLV?

O CRLV, abreviação de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é um documento fundamental para a circulação de veículos no Brasil.

Em síntese, ele comprova que o veículo está devidamente registrado e licenciado junto ao órgão de trânsito do estado.

Além disso, o CRLV também atesta que o veículo atende às normas de segurança e meio ambiente.

Veja também: Saiba como solicitar a isenção do IPVA e IPTU em 2024: já está disponível!

O que é o IPVA?

Por outro lado, o IPVA, ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um tributo obrigatório que os proprietários de veículos devem pagar anualmente.

A arrecadação desse imposto é destinada aos cofres públicos estaduais e municipais e é utilizada para financiar diversos serviços, como a manutenção de estradas e a melhoria do sistema de transporte.

Qual a relação entre CRLV e IPVA?

É importante destacar que o pagamento da taxa de licenciamento não é suficiente para liberar o CRLV do ano vigente.

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a liberação do CRLV ocorre somente quando todos os débitos do veículo estão quitados, incluindo o IPVA, o licenciamento e quaisquer multas pendentes.

“Apenas com o pagamento total do IPVA, do licenciamento e de quaisquer débitos de multa o documento é liberado. O condutor deve verificar as pendências junto ao Detran de registro do veículo, órgão que gera o CRLV-e”.

Senatran

Portanto, fica claro que a regularização do CRLV está diretamente ligada ao pagamento integral de todos os débitos relacionados ao veículo.

Exigência do CRLV 2024

Para tranquilizar os proprietários de veículos, é importante mencionar que a fiscalização referente ao CRLV 2024 só será intensificada após o término do prazo de pagamento de todas as taxas dos veículos.

O prazo, na maioria dos estados, finalizará no segundo semestre de 2024. Vale ressaltar que o calendário de pagamento varia de estado para estado e, em geral, é estipulado de acordo com a placa do veículo.

Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Por fim, é relevante mencionar que os Detrans já não emitem mais o CRLV em papel moeda.

A alternativa para ter acesso ao documento é a Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou a possibilidade de imprimir o CRLV em folha de papel A4 branca.

A CDT é uma solução prática e digital que facilita a vida dos condutores. Afinal, torna mais ágil a consulta e a apresentação do documento quando necessário.

Em resumo, entender a diferença entre o CRLV e o IPVA é essencial para evitar transtornos na regularização do veículo.

Além disso, é fundamental quitar todos os débitos pendentes para garantir a atualização do CRLV 2024 e evitar problemas com as autoridades de trânsito.

Assim sendo, lembre-se de ficar atento ao calendário de pagamento e consultar as pendências junto ao Detran do seu estado para manter a documentação do seu veículo sempre em dia.

Leia mais: Fim do IPVA e IPTU para grupo específico de brasileiros; ESTES são os 4 requisitos