O que eu preciso ter para TRABALHAR no Enem 2023? Quanto ganha um avaliador?

Veja tudo o que é preciso para atuar como um avaliador no Enem deste ano; oportunidade pode ser única para trabalhar na prova

O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para a faculdade. Dessa forma, milhões de estudantes se submetem à prova que pode lhes garantir uma vaga no ensino superior. Ademais, profissionais também pode usufruir da prova, especialmente os que querem aplicar ou corrigir os exames.

No entanto, para tal, é necessário atender a diversos requisitos. Logo, para saber os critérios necessários para atuar no Enem 2023, confira tudo na matéria a seguir.

O que eu preciso ter para TRABALHAR no Enem 2023? Quanto ganha um avaliador?
Critérios para atuar no ENEM! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o ENEM

Assim sendo, o ENEM é uma avaliação educacional cuja realização é anual no Brasil. Criado em 1998, a prova tem como objetivo principal avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, além de servir como critério de acesso a diversas instituições de ensino superior do país. Ademais, outros fatores dizem respeito aos critérios para atuar no ENEM.

O funcionamento do exame baseia-se em uma prova composta por quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas, da Natureza e Matemática. Além disso, o exame inclui uma redação, na qual os participantes devem desenvolver um texto no formato dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.

Enquanto isso, o ENEM tem sua aplicação em dois domingos consecutivos, e cada dia de prova tem uma duração média de 5h. Assim, o primeiro dia se destina às áreas de Linguagens e Ciências Humanas, e à elaboração da redação. Já o segundo dia se volta para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Além de ser um indicador do nível de aprendizado dos estudantes, o ENEM também possui outras finalidades. Uma delas é a utilização das notas obtidas como critério de acesso a diversas instituições de ensino superior do país, como vimos antes. Isso ocorre através do Sistema de Seleção Unificada.

Além disso, também podem ter uso para obtenção de bolsas de estudo em instituições privadas através do ProUni, e como requisito para participação em programas de financiamento estudantil, como o FIES. Por isso, ainda veremos quais são os critérios para atuar no ENEM.

Veja também: Quer trabalhar no Enem 2023? Inscrições estão abertas, confira!

Critérios para atuar no ENEM

O ENEM também pode ser utilizado como certificado de conclusão do ensino médio, para aqueles que não obtiveram o diploma de forma tradicional. Assim, o exame possibilita a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que é voltado para aqueles que desejam obter a certificação do ensino fundamental ou médio.

Por outro lado, quem deseja trabalhar como avaliador na prova, deverá cumprir um processo preparatório, onde haverá análise de habilidades e competências. Isso ocorre por meio das orientações e seleções de programas como o de Atualização e Qualificação de Avaliadores e do de Aperfeiçoamento e Qualificação de Supervisores.

Para o primeiro programa, os critérios para atuar no ENEM são graduação em Letras, Português ou Linguística. Já para o segundo, são necessários adicionais, como especialização, mestrado ou doutorado na área ou 3 anos de experiência em correção de redações.

Por fim, os cursos de capacitação para avaliadores dura 120 e 180h, respectivamente. Enquanto isso, a segunda etapa diz respeito à prova que ocorre nas capitais. Para se inscrever, acesse: bit.ly/46MkumA. Assim, não perca nada sobre os critérios para atuar no ENEM.

Saiba mais: Inscrições ABERTAS para quem deseja TRABALHAR no ENEM; aproveite a oportunidade!