Crianças e adolescentes estão sofrendo com este MAL seríssimo; aprenda a reconhecer os sinais

Se o comportamento do seu filho anda sofrendo alterações, cuidado! Ele pode estar sofrendo de uma doença silenciosa e assustadora. Aprenda a reconhecer os sintomas abaixo.

Se pais pudessem terem feitas as suas vontades, seus filhos jamais iriam cair doentes. Entretanto, infelizmente não vivemos em um mundo ideal e todos estamos sempre sujeitos a doenças e distúrbios que possam vir a acontecer. Inclusive as nossas crianças. Por isso, é necessário estarmos sempre atentos aos sinais que elas nos dão.

Mas, o que fazer quando estes sinais de que algo está errado se mostram silenciosos? Bem, aí a atenção deve ser redobrada. Leia o texto a seguir para conhecer a doença que vem afetando crianças e adolescentes, e saiba quais são os sinais que indicam que este mal está se manifestando.

Aprenda quais são os sinais! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Conheça a doença que vem atingindo os mais jovens

Anualmente acontecem campanhas de mobilização que tem como objetivo criar conscientização a respeito de doenças que acometem mais os nossos jovens. Entretanto, ainda existe uma doença que muitos acabam ignorando. Por isso, muitas crianças e adolescentes são forçados a conviver com este distúrbio sem apoio ou tratamento. Estamos falando, é claro, do mal do século: a depressão.

Muito estigma cerca a depressão então, é importante compreender corretamente o que é esta doença. Para quem não conhece a fundo, a depressão é um distúrbio mental que atinge mais de 300 milhões de pessoas anualmente de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde.

A depressão acontece por conta de um desequilíbrio químico no cérebro humano. Sendo assim, hormônios importantes para o balanceamento do humor, como serotonina e dopamina, deixam de funcionar como deveriam.

Estas alterações causam na pessoa deprimida mudanças drásticas de comportamento, que se não tratados, podem causar inúmeras mudanças negativas na vida deste indivíduo. Por isso, é extremamente importante levar esse distúrbio a sério, com acompanhamento médico e realização de tratamento. Em dúvida, procure o seu profissional de saúde de preferência.

Veja também: OMS divulga lista de ALIMENTOS extremamente DANOSOS à saúde; evite doenças graves!

Aprenda a reconhecer os sinais da doença

Os sintomas principais da depressão já são de conhecimento comum da maioria das pessoas. Entretanto, assim como muitas outras doenças, a depressão pode se manifestar de forma diferente em adultos e crianças.

Justamente por isso, muitos pais acabam deixando os sinais passarem despercebidos. O que acaba gerando o problema da falta de tratamento. Sendo assim, confira a seguir alguns sinais de que seu filho possa ter depressão.

1 – Medo de dormir sozinho

É comum que graus de pânico se manifestem em crianças com depressão. Caso o seu filho comece a ter medo de dormir sozinho, fique atento e tente dialogar com ele.

2 – Falta de interesse

Um sinal de depressão que tanto crianças quanto adolescentes apresentam é a falta de interesse. A apatia, e perda de interesse por atividades que gosta podem ser indicativos de que o jovem se encontra em um quadro depressivo.

3 – Rendimento escolar

Ademais, é preciso estar atento caso o rendimento escolar do seu filho sofra abruptamente. Isso porque, a depressão atrapalha diretamente o desempenho em atividades que exigem mais concentração e dedicação.

Veja também: Essa doença silenciosa pode MATAR; aprenda a reconhecer os sinais