Criadas pela Inteligência Artificial, ESTAS são as profissões que estão em alta

Muito se fala sobre as profissões que podem ser substituídas por causa do crescimento da IA. No entanto, pouco se fala sobre as profissões em alta por causa desta inteligência.

Você sabia que há, pelo menos, quatro profissões que estão em alta e que foram criadas pela IA? É importante ressaltar que se fala – e muito – sobre as ocupações que podem ser substituídas por causa da inteligência artificial. No entanto, neste artigo vamos mostrar quais são as profissões que estão em alta a partir do crescimento deste tipo de tecnologia.

São diversas as empresas ligadas ao ramo da tecnologia que estão investindo bastante na inteligência artificial. Desta forma, a demanda por profissionais da área está aumentando igualmente. Vem saber quais são estas profissões, segundo a revista Forbes, e comece a investir nesta área da tecnologia o quanto antes, caso queira se aventurar neste universo.

Criadas pela Inteligência Artificial, ESTAS são as profissões que estão em alta
Confira quais são estas ocupações e invista nelas, caso queira focar na tecnologia Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira quais são as profissões em alta criadas pela IA; você sabia?

A primeira delas é a de engenheiro de machine learning – uma ocupação voltada para o aprendizado de máquina, em tradução livre. Trata-se de um subcampo ligado à inteligência artificial e que está voltado para o desenvolvimento dos algoritmos e também dos modelos que são capazes de trazer o aprendizado e também a tomada de decisões com base em dados.

Em linhas gerais, quando o usuário recebe alguns programas que tenham sido sugeridos pela Netflix ou quaisquer outros serviços de streaming ou mesmo pelas plataformas digitais, pode-se dizer que estamos tratando de exemplos de machine learning. É importante destacar, porém, que outras áreas de conhecimento podem fazer uso deste tipo de tecnologia.

A segunda ocupação é a de designer de prompts para inteligência artificial. Estes profissionais trabalham na interação que há entre os seres humanos e os sistemas de IA com base na linguagem natural, como é o caso do ChatGPT. Estas pessoas que trabalham nesta área têm a responsabilidade de criar instruções para que este tipo de interação se torne ainda mais fácil.

Veja também: Estes são os nomes MAIOS FEIOS do mundo segundo a Inteligência Artificial

Outras duas ocupações complementam esta lista; saiba quais são

A terceira das quatro profissões desta lista está a de especialista em ética da inteligência artificial. Sim, a ética faz parte da forma correta de se utilizar uma ferramenta de IA. Inclusive, esta questão é algo que está sendo bastante discutido no meio dos desenvolvedores destes recursos.

O especialista em questão se torna o responsável por verificar se todos os processos relacionados à programação das máquinas estão de acordo com o que é determinado pelo Código de Ética – ou pelo que a sociedade em geral considera como sendo algo ético. Desta forma, estas pessoas podem desenvolver diretrizes e também princípios para que o uso da ferramenta de IA seja feito de forma adequada.

Por fim, vem a profissão de curadoria de informações para a inteligência artificial. Esta ocupação é voltada para o desenvolvimento da própria IA e envolve etapas como seleção, preparação e organização de todo o procedimento, que visa treinar os algoritmos ligados a este tipo de inteligência. Portanto, se você quer investir nesta área, procure focar nestas ocupações.

Saiba mais: Nova Inteligência permite TRANSFORMAR texto em MÚSICA; veja como utilizar