Está pensando em crédito consignado? Confira 5 dicas de segurança indispensáveis

Crédito consignado é opção para muitos; veja mais.

Hoje em dia, muitos brasileiros podem estar pensando em solicitar um empréstimo, por vários motivos. Dentre os mais comuns estão fazer um reforma em casa, investir no próprio negócio, fazer a compra de algo mais caro, como um automóvel ou de um imóvel, dentre outros motivos. Neste sentido, a população possui várias opções de linhas de crédito dentre as quais é possível escolher. Assim, o crédito consignado desponta como uma das modalidades de crédito mais buscadas, devido às suas condições.

Isso ocorre porque ele pode apresentar vantagens quando comparado a outras linhas de crédito. Por exemplo, por ser um empréstimo cujo débito é descontado diretamente da folha de pagamentos do solicitante, é praticamente garantido que a instituição que cedeu o crédito vai receber o dinheiro de volta. Com isso, por ser um crédito mais seguro de ser pago, as taxas e as condições costumam apresentar algumas vantagens. Veja mais a seguir.

Está pensando em crédito consignado? Confira 5 dicas de segurança indispensáveis
Crédito consignado pode ser escolha de muitos / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Crédito consignado

Antes de mais nada, é importante explicar algumas questões sobre o crédito consignado. A primeira é quem pode ter acesso a essa linha de crédito. Assim, aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e beneficiários do Auxílio Brasil podem contar com o crédito consignado.

Como dito anteriormente, o desconto do que é devido é descontado na folha de pagamentos da pessoa. Ou seja, antes mesmo de receber o dinheiro, ele já vem com o desconto relativo à parcela do empréstimo. Por essa razão, a inadimplência costuma ser baixa e as instituições oferecem taxas melhores.

No entanto, vale a pena lembrar que o empréstimo consignado continua sendo um empréstimo. E, por esse motivo, é preciso pensar antes de solicitar e ter um planejamento financeiro, mesmo que as condições possam ser mais atraentes. Isso ocorre para evitar cair em dívidas desnecessárias e é a primeira dica.

Veja também: Consignado do Auxílio Brasil tem pagamento máximo de R$ 2.582,00; como faço para solicitar?

Quais as dicas?

A primeira dica para quem pensa em contratar é saber exatamente aquilo que está sendo contratado. Assim, é preciso ler exatamente qual é o produto previsto no contrato, qual valor será liberado, qual o prazo de pagamento e qual o valor pago das parcelas, dentre outras questões presentes no contrato.

Outra dica é se atentar quando a oferta parecer muito boa, no sentido de estar beirando algo milagroso. Isso acontece já que não existem milagres financeiros, e é preciso estar atento a ofertas que prometam isso. Por essa razão, caso não entenda algo do contrato, busque quem está realizando a oferta de crédito e questione, ou busque auxílio de profissional especializado na área.

A terceira dica é ter cuidado ao ceder informações pessoais. Por exemplo, com relação à prova de vida ou outra atualização de informações de cadastro. No INSS, por exemplo, o processo é feito pelas agências ou via aplicativo, não há consultores de forma ativa para tal.

Além disso, também pode ser uma dica útil buscar auxílio da instituição que cedeu o crédito caso desconfiar de alguma mensagem suspeita recebida via sms ou e-mail após a contratação, solicitando, por exemplo, a devolução da quantia, pois pode se tratar de um golpe.

Veja também: Qual a taxa de juros para contratar o consignado do Auxílio Brasil? Saiba mais sobre os VALORES!