Verdade ou mito: colocar o CPF na nota pode te fazer PERDER o Bolsa Família? É hora de saber a verdade!
Entenda os detalhes e encontre as respostas para os suas dúvidas caso você seja um beneficiário do Programa Bolsa Família.
Muitas pessoas dentro do território nacional dependem exclusivamente, ou quase exclusivamente, do benefício de transferência de renda governamental conhecido como Bolsa Família. Para ter um conhecimento superficial da quantidade é só ir nas instâncias de Cadastro Único e conferir a lista dos beneficiários mensais no seu município. A quantidade realmente não é pequena e devido a grande necessidade essas pessoas tem medo de que o seu benefício, sua maior ou única fonte de renda, seja bloqueada devido a alguma atitude tomada, ou não. Por causa disso, muitas perguntas surgem referentes a esse assunto: “Posso colocar meu CPF nas notas?” Entre tantas outras que limita o usuário a uma situação ainda mais vulnerável.
Confira agora a resposta para algumas dessas dúvidas e se você é um beneficiário do programa, saiba já os fatos verídicos em torno do assunto.

Sou usuário do Bolsa Família. Posso colocar o CPF nas notas fiscais das compras?
Se você tem deixado de fazer isso com medo de perder o seu benefício, não se preocupe mais. Não tem nenhum problema em incluir o seu CPF nas notas fiscais na hora de realizar uma compra em um estabelecimento. Isso não fará você perder o seu benefício. Aliás, o governo estimula que você faça isso, pois essa medida pode controlar a tributação dos estabelecimentos e evitar uma possível sonegação do imposto ICMS. Portanto, fique tranquilo e informe o seu CPF a vontade na hora das compras para inclusão nas notinhas. Não há nenhum problema nisso.
Veja também: Bolsa Família já LIBEROU as novas datas de pagamento de OUTUBRO; confira o calendário!
Outras curiosidades e medos dos beneficiários do programa e as respostas e orientações devidas
Uma dúvida muito recorrente dos usuários é sobre a utilização dos cartões de créditos nas compras. Isso pode fazer o governo bloquear o benefício? Se isso é um medo seu, então fique tranquilo, pois cartão de crédito NÃO É RENDA, ou seja, ao fazer compras por ele, na devida data você deverá realizar o pagamento com a sua renda, portanto, não quebra nenhuma das condicionalidades do programa. Além disso, obter crédito é um direito de todo consumidor.
E a transição via PIX? Pode bloquear o benefício? É necessário esclarecer isso. Você pode fazer pagamentos com PIX A VONTADE, no entanto, receber é uma outra história, não significa que você não possa, o que não pode é passar os critérios de renda per capita ou permanecer dentro das regras de proteção. Além disso, não há nenhum problema em o beneficiário realizar o pagamento dentro da modalidade PIX, pois o Governo não tem acesso as transferências dos seus beneficiados.
E a compra de bens? É permitido? Essa é outra dúvida recorrente, mas calma, pois é TOTALMENTE permitido. Não precisa ter este medo. Você pode comprar a sua casa ou o seu automóvel sem nenhum problema, até porque o objetivo do governo é oferecer mais qualidade e dignidade de vida as pessoas.
Além disso, os beneficiários que quiserem contribuir com o INSS eles TAMBÉM PODEM, mas de forma facultativa e como baixa renda.
Veja também: Passo a passo para DESBLOQUEAR o Bolsa Família em 2023