CPF negativado: saiba qual tipo de dívida pode ou não “sujar” o seu nome
Saiba de quais formas seu nome pode ser negativado
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é o registro de contribuintes mantido pela Receita Federal do Brasil. Assim, cada inscrito é identificado de forma única por um CPF composto por 11 dígitos decimais que são pessoais e intransferíveis durante toda a vida, que só pode ser mudado através de ação judicial.
Com isso, ter o documento negativado significa que existe alguma dívida em seu nome. Para sair dessa situação, então, o cidadão deve pagar a dívida. No entanto, existem alguns procedimentos antes que o nome seja sujo.
Confira a seguir quais a dívidas que podem negativar seu nome.

Como o nome pode ser negativado
Atualmente, mais de 61 milhões de brasileiros se encontram com o nome sujo. Isso acontece quando a dívida não foi paga por um período de tempo longo ou então foi abandonada. Quando isso acontece, o CPF do cidadão fica negativado em órgãos de proteção de crédito, como é o caso do SPC Brasil, Boa Vista SCPC ou Serasa. O funcionamento se dá de forma que quando uma empresa fica muito tempo cobrando por uma dívida e o cidadão não paga, ela envia o processo para as instituições citadas acima para que tomem alguma providência.
Assim, antes do nome ser sujo, o consumidor deve ser avisado para que tenha uma última chance de quitar suas dívidas. Caso isso não ocorra, seu nome será automaticamente negativado. Com isso, a pessoa fica impedida de contratar créditos de qualquer instituição financeira, assim como empréstimos.
Todo tipo de dívida pode levar a negativação, contudo, para que ela seja impedida de contratações no mercado o processo é um pouco mais longo. Isso porque o indivíduo será cobrado do valor devedor em diversas tentativas do banco. Logo, não funciona em um período curto de vencimento, mas sim quando a dívida já está aberta a um determinado tempo sem receber pagamento.
Então, as empresas só podem procurar os órgãos de crédito após entrar em contato diversas vezes e não receber a quitação do débito. Ainda, se mesmo com o nome negativado o devedor não procurar pagar a dívida, a empresa pode optar por ir à Justiça contra ele, fazendo com que seu nome fique negativado por tempo indeterminado. Além disso, esse processo não funciona apenas para cartões de crédito e empréstimos, mas também para cheques sem fundo, onde após ser notificado, o devedor também pode terminar com o nome sujo. Ainda, a participação em uma empresa que faliu e não pagou suas pendências também é passível de colocar a pessoa nessa situação.
Confira também: Afinal, incluir o CPF na NOTA tem alguma VANTAGEM? Tire todas as suas dúvidas
Como saber se está com o nome sujo
Para saber se seu nome está negativado é possível realizar a consulta através do site do Serasa. Dessa forma, a pessoa deve consultar seu CPF através dos seguintes passos
- Abra o site do Serasa – www.serasa.com.br;
- Clique em “Consultar CPF Grátis“;
- Cadastrar-se caso ainda não tenha conta e confirme seu e-mail;
- Entre com seu login e senha;
- Clique em “Meu CPF” e confira se existem pendências.
Veja mais: Saiba como realizar a consulta ao PIS ainda HOJE: utilize apenas seu CPF