CPF e CNH Digital: Aplicativo do Governo Federal!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

CPF e CNH Digital – Confira tudo sobre como usar o aplicativo que garante o seu documento de identificação na palma da mão!

Estamos todos passando por um momento de muita dificuldade com a pandemia do novo coronavírus. Por isso algumas adaptações estão sendo necessárias e as tecnologias estão aqui justamente para facilitar o nosso dia a dia: é o caso do CPF e CNH Digital

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos do Brasil e é necessário para quase tudo. Ele é necessário, por exemplo, para participar de qualquer processo de seleção – desde vagas de emprego até provas de vestibular – ou então para fazer a solicitação de outros documentos importantes. Já a CNH é muito usada também como forma de identificação já é um documento com foto. 

Mas será que é necessário estar com o cartãozinho do CPF em todos os lugares? Não! Confira a seguir mais detalhes e entenda como funciona a versão mais atual dessa documentação. Saiba como fazer o seu!

CPF e CNH Digital
Foto: Paula Mariane

Como Funciona CPF Digital RFB

Primeiramente, como funciona o CPF Digital RFB? A Receita Federal do Brasil lançou na última quinta-feira (14 de maio) o aplicativo oficial que irá permitir acessar e guardar o seu Cadastro de Pessoa Física no celular. 

Outra vantagem é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também poderá ser acessada pelo aplicativo da Receita Federal. Os documentos serão sempre verificados por um QR Code e o app já está disponível para iPhone e Android. 

As versões do CPF Digital e CNH Digital possuem cada uma códigos específicos para confirmação de legitimidade. Essa é mais um passo para uma medida do ano passo que garante o Cadastro de Pessoa Física como documento único em órgãos federais. É assim que podem ser acessadas informações, benefícios e processos administrativos. 

Quem pode fazer o CPF Digital RFB

E quem pode fazer o CPF Digital RFB pelo aplicativo? Qualquer pessoa? Por enquanto ainda há uma limitação de acesso e só quem já possui uma CNH pode fazer o CPF digital corretamente. 

Isso acontece porque o aplicativo exige identificação biométrica e todas as pessoas que não possuem carteira de habilitação encontrarão o seguinte erro: ‘validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil’. 

Ou seja, quem quer fazer o CPF digital precisa já ter feito a biometria através do cadastro de uma CNH. 

Como fazer CPF Digital 

Por fim, como fazer o CPF Digital? Demora muito? Não! Pelo contrário, o processo é rápido e você pode fazê-lo sem sair de casa. Primeiramente, é importante lembrar mais uma vez que é necessário ter CNH (por enquanto não é possível fazer o cadastro sem carteira de habilitação). 

Confira o passo a passo para fazer CPF Digital pelo aplicativo:

  • Faça o download do aplicativo CPF Digital RFB gratuita (na sua loja iOS ou Android);
  • Complete o seu CPF e data de nascimento; 
  • Aceite os termos específicos de uso (Marco Civil da Internet e LGPD)
  • Quem não possui CNH vai encontrar o erro ‘validação biométrica indisponível’;
  • Quem já possui carteira de habilitação deverá fazer a prova de vida: uma sequência de ações com o rosto (sorrir, fechar os olhos e outros); 
  • Agora tire uma foto como autenticação; 
  • Crie uma senha pessoal de quatro dígitos (PIN). Pronto!

Confira também o Poupatempo Digital para fazer serviços do Governo: https://pronatec.pro.br/poupatempo-digital/

 

Leia Também