Correção do Enem em tempo real, neste domingo (12); veja como acompanhar na íntegra

Candidatos a uma vaga em universidade pública pelo Enem podem acompanhar a correção da prova em tempo real; saiba como ter acesso

Desde o último domingo, dia 5 de novembro, milhares de estudantes brasileiros se deslocaram até os seus locais de prova para tentar uma vaga em universidades públicas pelo Enem. O processo seletivo segue neste domingo, dia 12, e os participantes já estão ansiosos pelo resultado.

Portanto, para acompanhar a correção do Enem ao vivo, basta conferir os detalhes neste texto que preparamos especialmente para você.

Correção do Enem em tempo real, neste domingo (12); veja como acompanhar na íntegra
Correção em tempo real do Enem! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Acesso à universidade pública

Como dito, o Enem é a principal via de acesso para uma universidade pública, tendo em vista o seu caráter democrático e universal.

Todos os anos, geralmente em novembro, os candidatos se preparam para concorrer a uma vaga tão disputada nestas instituições de ensino superior.

Além disso, o Enem abre muitas portas para os estudantes, uma vez que garante bolsa de estudo em universidades privadas através do ProUni e financiamento pelo FIES.

Enquanto o ProUni pode conceder uma bolsa parcial ou integral de estudos, o FIES funciona de forma diferente. Através do financiamento estudantil, os estudantes interessados em uma vaga de curso superior podem pagar todo o curso ao final da graduação.

Atualmente, diversos estudantes possuem dívidas com o FIES, mas o Governo Lula tem lutado para fazer com que estes débitos sejam renegociados.

Uma vez que os valores são altos para um curso de Direito, por exemplo, estes débitos ficam inviáveis de serem pagos após o término do curso. Sendo assim, as parcelas estão sendo renegociadas com as instituições e o próprio Governo.

Já em relação ao SiSu, esta é a principal maneira de ingressar em uma universidade pública, uma vez que você pode escolher dois cursos de sua preferência. Em outras palavras, se não alcançar a nota de corte na sua primeira opção, a segunda está ali para fazer de você um estudante universitário.

Ademais, muitas universidades oferecem a opção de você trocar de curso após um determinado prazo. Logo, é uma boa alternativa entrar na sua segunda opção e optar pela primeira ao longo do tempo.

Saiba mais: Psicólogos dão dicas para manter a CALMA no segundo dia de Enem; confira

Correção do Enem em tempo real

Dito isso, vemos que as possibilidades de ingresso em uma universidade são grandes com o Enem, principalmente por conta do SiSu.

Além disso, os estudantes que se saem muito bem no certame podem realizar intercâmbios e estudar em países da Europa.

O sonho de muitos discentes é morar, estudar e trabalhar fora, e o Enem surge como uma alternativa incrível nesse sentido.

Portanto, para saber como acompanhar a correção do Enem em tempo real, trouxemos esta matéria para deixar você bem informado sobre o que acabou de sair na mídia.

Com essa ferramenta, você pode selecionar o dia de prova (05 ou 12 de novembro) e verificar as respostas correspondentes a cada uma das suas questões.

Lembre-se de que este é um gabarito extraoficial, ou seja, não é a versão definitiva. Afinal, é possível que algumas questões sejam anuladas ou passem por uma nova revisão após recursos dos candidatos. De qualquer forma, acompanhe as respostas pelo seguinte link: http://glo.bo/40GcS2o.

Veja também: Mudança de última hora na redação do Enem 2023? Próxima etapa da prova (12) será alterada, alertam professores