Coronavírus – Saiba como prorrogar suas dívidas!



Saiba como prorrogar suas dívidas e pedir seus Direitos – Fique ligado e entenda como deverão funcionar as medidas para evitar a crise econômica no Brasil!

Existem muitas incertezas sobre como a economia global irá resistir ao coronavírus. Por isso algumas medidas estão sendo tomadas pelos bancos e instituições financeiras. Entre elas, você poderá, por exemplo, prorrogar as dívidas e pedir seus direitos

Como essas ações ainda são muito recentes, pode ser interessante ficar atento para todas as informações que foram divulgadas. É por isso que vamos trazer detalhes para quem acha que poderá ter dificuldades nas próximas semanas. 

Confira a seguir as informações que estão disponíveis sobre essa prorrogação. Fique ligado para conseguir participar das ações e, quem sabe, garantir uma boa estabilidade financeira congelando alguns gastos temporariamente. 

Coronavírus - Prorrogue suas dividas junto aos Bancos - GOV
Imagem: Marcos Santos/USP

Prorrogação de Dívidas

Primeiramente, você sabia da possibilidade de prorrogação de dívidas por causa do coronavírus? Essa é uma informação divulgada pela própria Federação Brasileira de Bancos (Febreban). 

De acordo com a Federação, a intenção dessa medida é atenuar o possível as consequências do coronavírus na economia. Muitas pessoas já estão ansiosas sem saber como será o seu emprego e renda nos próximos meses, por isso esse pode ser um alívio. 

Saiba como será o Funcionamento dos Bancos esta semana!

Esse alongamento dos prazos para pagamento acontecerá com clientes pessoas físicas ou micro e pequenas empresas dos cinco maiores bancos do país. O tempo de prorrogação das dívidas será de até 60 dias – a partir dos vencimento de dívidas. 

É importante lembrar do detalhes de que a prorrogação não vale para cartão de crédito ou cheque especial. Essa espécie de renegociação de dívidas foi autorizada oficialmente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) já no dia 16 de março. 

Atrasar Pagamento de Dívidas 

Poderão usar o benefício de atrasar pagamento de dívidas, de fazer essa renegociação, todos os créditos ligados às  empresas e famílias que possuem boa capacidade financeira e operações regulares e adimplentes ativas. 

Essa medida, porém, deve ser pensada com calma. É recomendável que você verifique com o banco se essa prorrogação não vai causar um acúmulo de prestações com as antigas que estão para vencer. 

Vale abrir o olho também para detalhes como juros. Verifique com o seu banco se vão ser cobrados juros ou se essa prorrogação é realmente benéfica para você.

INSS funcionará no período de Quarentena? Segurados podem ser dispensados da perícia!

Como Pedir Prorrogação Dívidas 

Por fim, como pedir a prorrogação de dívidas? Como dito anteriormente os cinco maiores bancos do país irão participar dessas ações que surgem para ajudar a situação econômica do país em momento de crise. 

Confira a seguir os posicionamentos das instituições até o momento e saiba como agir caso um desses seja o seu banco. 

  • Prorrogação Dívidas Santander: ao que tudo indica, essa medida vai atingir algumas das linhas de crédito pessoal, direto ao cliente ou financiamento imobiliário. O banco também vai aumentar em 10% o limite do cartão de crédito de todos clientes adimplentes;
  • Dívidas Caixa: ainda não foram divulgadas informações sobre a prorrogação na Caixa Econômica Federal, mas outras medidas estão sendo tomadas (como o financiamento imobiliário); 
  • Adiar dívidas Bradesco: também não foram divulgadas ainda informações. O banco pede que seja consultado do site da Febraban para saber mais detalhes;
  • Renegociações Banco do Brasil: no caso do BB as renegociações devem ser feitas prioritariamente em aplicativos ou pelo site do banco. Clientes em dia poderão ajustar também suas operações com carência de até 90 dias e até 90 meses de prazo; as renegociação de dívidas do BB também acontece para pessoas e empresas com chance de dispensar a primeira parcela; 
  • Itaú Unibanco renegociação: por fim, para empréstimo pessoal e capital de giro é possível aumentar o vencimento da parcela posterior. Isso é feito pelo Itaú Crédito Sob Medida

Importante: procure sempre o site ou telefone do seu banco! Evite ir até uma das unidades e fique em casa!

Coronavírus – Como Suspender o Pagamento do Financiamento Imobiliário | CAIXA

 

Leia Também