Urgente: nova CONVOCAÇÃO da prova de vida do INSS
A prova de vida é um procedimento essencial para continuar recebendo o benefício, porém, novo tipo de convocação é realizado atualmente para realizar essa ação.
Como é de conhecimento geral o INSS não é uma instituição muito preferível para se depender, visto toda a falta de acesso, a dificuldade e burocracia que apresenta para os seus segurados, é exatamente por isso que é muito importante estar atento para a nova convocação da prova de vida, que agora é de responsabilidade do instituto, para garantir que não irá perder o seu benefício.
Na matéria de hoje você irá conferir como pode acontecer essa comprovação afim de continuar recebendo seu pagamento.

Ação do INSS para comprovar que o beneficiário está vivo
Muitos comentários costumavam rolar sobre o fato vantajoso de que agora era iniciativa do próprio INSS a prova de vida dos seus beneficiários, alguns desses comentários não era tão verídicos, e é exatamente por isso que surge a necessidade de abordar a verdade do assunto, por isso veja bem: o acontecimento da prova de vida é um procedimento anual em que antigamente precisava acontecer a partir do próprio beneficiário, dessa forma, muitas pessoas sem tanta habilidade de locomoção saíam de suas casas e arriscavam-se na tentativa de provar a sua própria vida para a instituição. Porém, agora não é mais assim.
Quando um benefício é de longa duração o INSS segue precisando saber que a pessoa está vida. Esse não é o caso do salário-maternidade e do auxílio-doença, por exemplo.
Como foi dito anteriormente, é a própria instituição previdenciária que agora realiza a prova de vida e isso acontece por meio de um sistema de comparação de informações que utiliza diferentes bancos de dados tornando-se desnecessário que o beneficiário saia de sua casa. Ótima medida, não é mesmo?
Na tentativa de comprovar a vida do usuário o INSS acessa a sua própria plataforma, outros apps de sistemas de órgãos de demais entidades públicas (aquelas que possuem certificações e controle de acesso tanto nacionalmente como no exterior); pela realização do pedido de empréstimo pela biometria, pela perícia médica realizada, pelo acesso ao SUS para verificar ou realizar vacinação, pelos órgãos de trânsito, pela atualização do CadÚnico, recebimento de benefícios através da biometria do usuário, saque por biometria também, entre outros meios que podem ser essenciais para essa prova.
Veja também: Convocação obrigatória do INSS para realizar a prova de vida: NÃO deixe para depois
E se caso o INSS não consiga realizar essa comprovação?
Caso não seja possível reunir todos os dados necessários para comprovar que o beneficiário está vivo, este precisa realizar a sua própria comprovação no período de até 60 dias.
Para saber se isso é necessário ou não a pessoa terá que acessar o portal do Meu INSS pelo link https://meu.inss.gov.br/ para web ou baixando o app por meio do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US se o seu celular for Android, ou https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358 se o seu celular for iOS. Se preferir ainda você pode ligar para a central de atendimento no número 135. Porém, é válido ressaltar que só em realizar o login no site mencionado você já está, automaticamente, provando o fato de que está vivo.
Veja também: Veja como contribuir ao INSS e garanta sua aposentadoria: válido para autônomos, MEIs e desempregados