41% dos contribuintes ainda NÃO entregaram declaração do IR 2023; veja como declarar
Os contribuintes tem até o dia 31 de maio para enviar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal
O Imposto de Renda, que também é conhecido como imposto sobre o rendimento, é um tipo de tributo que existe aplicado em diversos países ao redor do mundo, onde os contribuintes, que podem ser tanto as pessoas físicas quanto as pessoas jurídicas, pagam uma determinada parte da sua renda para o governo estadual ou regional, a depender da jurisdição do país.
Para que seja feito o cálculo do imposto, é levado em consideração que tenha sido produzida pelo contribuinte no último ano, que pode ser fruto de capital, trabalho ou até mesmo os dois. Com essa base, a Receita Federal ainda aplica a alíquota que se refere a tabela que foi instituída pelo organismo fiscalizador de cada país.
Até o momento, cerca de 41% dos contribuintes ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal e o prazo chega ao fim em poucos dias. Portanto, confira a seguir como enviar a declaração!

Declaração do Imposto de Renda 2023 pode ser enviada em 18 dias
Faltam 18 dias para o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda 2023 chegar ao fim. De acordo com as informações divulgadas pela Receita Federal, cerca de 39,5 milhões de brasileiros ainda precisam preencher o documento e enviar para o órgão.
Devido às últimas mudanças promovidas pela Receita Federal, algumas pessoas acabam tendo dúvidas a respeito do envio da declaração e sobre os rendimentos que precisam estar incluídos no documento. Dessa forma, devem enviar o documento as pessoas que tenham tido rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70 no último ano.
Os rendimentos tributáveis são aqueles que incluem aposentadoria, salários, pensões e também aluguéis. Aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributáveis, que sejam maiores que R4 40 mil, também devem enviar a declaração.
Os especialistas ressaltam ainda que a declaração deve conter a totalidade dos rendimentos, ou seja, todos os bens e direitos obtidos no último ano. É necessário ter bastante cuidado na hora de enviar o documento para a Receita Federal, pois é possível obter alguns problemas e até mesmo cair na malha fina caso a declaração conte com erros.
As pessoas que vierem a cair na malha fina não poderão ter acesso à restituição do Imposto de Renda.
Confira também: Receita Federal identifica DECLARAÇÕES do Imposto de Renda com suspeita de FRAUDE; a sua está entre elas?
Restituição do Imposto de Renda 2023 começa a ser paga em breve
Logo após o final do prazo de envio da declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal, começa a ser paga a restituição do tributo. Não são todos os contribuintes que podem ter acesso aos valores da restituição, mas sim aqueles que pagaram mais que o devido pelo imposto.
Neste ano, a restituição será paga em cinco lotes, assim como nos últimos anos e os pagamentos começam no dia 31 de maio e seguem até setembro. Confira as datas:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Saiba mais: Descubra AGORA se você tem direito à RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda; confira as datas de repasse