Contribuições do INSS que não foram adicionadas na Carteira de Trabalho

Contribuições do INSS que não foram adicionadas na Carteira de Trabalho –  Veja como agir caso isso tenha acontecido com você. Confira as informações!

Contribuições do INSS que não foram adicionadas na Carteira de Trabalho – Confira o que você deve fazer para conseguir contar o tempo que não foi registrado na sua carteira de trabalho!

Muitos cidadãos brasileiros estão atuando na informalidade, quer que seja como empregado ou por conta própria. Se isso acontece hoje em dia, apesar das informações disponíveis, imagina como acontecia antigamente. Isso significa que é possível recuperar o tempo de serviço passado para conseguir sua aposentadoria.

Por exemplo, temos duas pessoas, pessoa A e pessoa B. A pessoa A era empregada em uma fábrica e a pessoa B era um mecânico automotivo autônomo. Nenhuma das duas pessoas estava formalizada no seu trabalho, mas ambos os trabalhadores possuíam os documento que comprobatórios do seu trabalho.

A primeira pessoa conseguir provar que era empregada e obteve sucesso ao obter o seu tempo de serviço sem precisar pagar nada por que a obrigação era do patrão, mas a pessoa B, que era um trabalhador autônomo, portanto trabalho por conta própria, e era ele mesmo o responsável pelas contribuições, então ele teve que pagar.

Contribuições do INSS que não foram adicionadas na Carteira de Trabalho
Foto: Divulgação

INSS não reconhecer o tempo de serviço

INSS não reconhecer o tempo de serviço
Foto: Divulgação

Se o INSS não reconhecer o tempo de serviço e o deixe de fora da soma para a aposentadoria, o segurado deverá procurar um advogado especializado no setor trabalhista e entrar com um processo na justiça.

Se o segurado quiser resolver o problema sem entrar na justiça, ele pode pedir um processo que acontece dentro do INSS que se chama Justificação Administrativa (JA). O problema é que este processo é analisado e homologado, ou não, pela própria previdência, que na maioria das vezes não aceita o pedido feito.

Então por isso, é melhor que o segurado realmente procure um advogado especializado e entre na justiça para que possa comprovar o seu tempo trabalhado no cálculo da aposentadoria.

Passo a Passo para recuperar o tempo de serviço do INSS

Veja abaixo o Passo a Passo para recuperar o tempo de serviço do INSS:

  • Passo a Passo para recuperar o tempo de serviço do INSS
    Foto: Divulgação

    – Primeiro Passo:  Saber se o tempo a ser recuperado vai ajudar o trabalhador. Neste caso é bom fazer um cálculo do tempo de serviço.

  • – Segundo passo: Depois, se valer a pena, o segundo passo é calcular se o valor que será investido.
  • – Terceiro Passo: Com essas duas respostas, o passo final é fazer os requerimentos no INSS ou na Justiça, dependendo do caso.
  • – Quarto Passo: Como todo caminho, nunca o trabalhador vai chegar ao final se não começar. Tem que começar a se mexer e colocar a vida em ordem.

Veja todos os detalhes sobre os Cursos Técnicos Gratuitos SP 2019!

 

Leia Também