Contracheque Online: Estado e Prefeitura – Emissão e Consulta

Atualizado Hoje!

Confira dicas que vão ajudar a acessar o contracheque online sem precisar ir até uma unidade de forma presencial: faça a consulta pela internet! 

A internet está se mostrando cada vez mais um facilitador para todos os trabalhadores. A pandemia mostrou como muitos serviços podem ser facilitados desse jeito e por isso cresceu muito a procura por acesso ao contracheque online, por exemplo. 

Quem trabalha em prefeituras ou nos estados também está buscando as melhores formas de fazer a consulta e emitir o documento de pagamento. Confira a seguir mais detalhes e dicas que poderão ajudar neste processo. 

Contracheque Online Estado e Prefeitura - Emissão e Consulta
Contracheque Online Estado e Prefeitura. / Imagem: Divulgação.

O que é um contracheque?

É importante começar sempre pelo básico quando vamos falar de um assunto como esse. Portanto, primeiramente, o que é um contracheque?

Esse é um documento que traz com detalhes todas as verbas pagas pela empresa ao funcionário. Isto é, a partir desses dados você pode conferir a prestação de contas completa do empregador para você (trabalhador). 

O contracheque é obrigatório por lei para as empresas que assinam carteira. Por isso se você não sabe detalhes do seu salário, pode exigir isso diretamente ao empregador. 

E o que é holerite? Contracheque e holerite são a mesma coisa? Sim! Esses documentos são sinônimos e o que muda é apenas o termo usado em cada região. 

Como fazer para ver o contracheque

Mas então como fazer para consultar o contracheque? Isso depende muito de cada região e da situação de cada trabalhador. 

Em geral, trabalhadores de empresas privadas recebem o documento junto com o pagamento. Ainda é muito comum que o setor de RH entregue o documento impresso com todos os detalhes de descontos e etc. 

Outras empresas já estão liberando normalmente o contracheque pela internet. Essa é a forma mais rápida e acessível para os trabalhadores através de sites ou aplicativos. 

Essa já é uma realidade para a maioria dos trabalhadores do setor público. Funcionários públicos podem ver o contracheque pela internet geralmente. 

Como tirar contracheque do estado?

Muitos trabalhadores que são concursados por unidades federativas procuram detalhes sobre como tirar o contracheque do estado

Isso sempre acontece pelos portais de servidores de cada região. Geralmente os estados possuem seus sites específicos para cadastro e consulta dos servidores. 

Para usar um exemplo, o contracheque online do Portal do Servidor PI é um dos mais procurados. Nele é só fazer o seguinte:

  1. Acessar o site do portal do Servidor para contracheque (https://portaldoservidor.pi.gov.br/login); 
  2. Adicionar o CPF e senha; 
  3. Clicar em ‘Autenticar’; 
  4. Conferir o contracheque de cada período. 

Veja Também: Quando começa o pagamento do PIS Pasep dobrado: Trabalhadores já podem consultar

Emissão Contracheque Prefeitura

Muitas pessoas também procuram detalhes sobre a emissão do contracheque da prefeitura em 2021. Servidores precisam usar as plataformas da sua região especificamente. 

Nesse caso, existem algumas prefeituras que possuem um sistema mais avançado e usam esse tipo de tecnologia há mais tempo. Outras disponibilizam a consulta do contracheque da prefeitura há menos tempo, por isso possuem sites menos estáveis. 

O contracheque online prefeitura deve ser consultado seguindo os seguintes passos:

  1. Procure o portal do servidor da prefeitura que trabalha; 
  2. Adicione o seu número de autenticação; 
  3. Se está com problemas, clique em ‘Esqueci minha senha contracheque’ para receber detalhes pelo e-mail cadastrado. 

 

Leia Também