CONTINUA EM VIGOR! Antecipação do Auxílio-doença: Em TODAS as REGIÕES do país

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

CONTINUA EM VIGOR! Antecipação do Auxílio-doença – Entenda como está funcionando o processo de solicitação do Auxílio-doença em todo o Brasil!

Boa notícia para quem está precisando de um dos principais benefícios do país nesse período: continua em vigor a antecipação do Auxílio-doença. Em todas as regiões do país ficou definida essa solicitação justamente por conta das dificuldades que surgiram a partir da pandemia do Covid-19. 

Essa definição surgiu já que muitas unidades de atendimento presencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não estão funcionando com perícias médicas. Para que ninguém saia prejudicado foi mantida a opção da antecipação. 

Entenda todos os detalhes a seguir e saiba o que foi divulgado a partir dessa nova portaria. Fique atento para conseguir solicitar o auxílio para seu familiar ou amigo que precisa dessa ajuda neste momento. 

CONTINUA EM VIGOR! Antecipação do Auxílio-doença
Imagem: Divulgação

Antecipação do Auxílio-doença INSS

Foi confirmada a continuação da antecipação do auxílio-doença INSS como opção para os beneficiários. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleceram oficialmente essa manutenção. 

A antecipação do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) seguirá em vigor em todas as regiões do Brasil. Essa novidade surgiu a partir da Portaria Conjunta 62 que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Esse texto vai alterar a Portaria Conjunta 47. Agora os segurados continuarão com duas opções no momento do requerimento: 

  • Agendamento de perícia médica para Auxílio por incapacidade temporária (em uma unidade de atendimento com perícia disponível); ou 
  • Pedir a antecipação do auxílio-doença

Requerimento Antecipação Auxílio-doença 

O requerimento da antecipação do auxílio-doença está disponível agora para TODOS os segurados. Antes apenas quem morava a mais de 70 quilômetros de uma agência com serviço de perícia médica poderia fazer o pedido. 

A intenção dessa novidade é justamente atender da melhor maneira possível todos os segurados durante um retorno gradual do atendimento presencial (com segurança). É importante lembrar que quem fizer a antecipação pelo INSS deverá ser notificado posteriormente para fazer perícia médica para receber o valor definitivo. 

Isso serve principalmente para quem receberá mais do que um salário mínimo posteriormente. No primeiro momento, o valor da antecipação do auxílio-doença é de R$ 1.045

Como fazer antecipação Auxílio-doença

Por fim, como fazer a antecipação do auxílio-doença? Esse processo é feito pela internet, totalmente online, sem necessidade de ir até uma das agências de atendimento presenciais da Previdência. 

Você pode fazer a antecipação do auxílio-doença pelo Meu INSS usando atestado médico e uma declaração de responsabilidade pelos documentos. Confira um passo a passo e saiba como receber o benefício: https://pronatec.pro.br/pagamento-auxilio-doenca-sem-as-pericias-presenciais/

 

Leia Também