Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento Durante a Pandemia – Confira quais são os principais descontos para Brasileiros durante o período de crise!

Esse é um momento muito complicado para brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. Com a pandemia do novo coronavírus muitos estão precisando de ajuda financeira, por isso é importante conhecer contas e tributos com isenção de pagamento neste momento. 

Sabendo que milhões de pessoas estão passando por dificuldades, o Governo Federal e instituições públicas e privadas estão adotando várias medidas. Entre elas estão os descontos e isenções para pagamentos. 

Confira a seguir mais detalhes sobre algumas das principais oportunidades disponíveis para quem quer conseguir ter um alívio no bolso durante a crise do Covid-19. Fique ligado e divulgue para familiares e amigos que também precisam dessa ajuda. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia
Imagem: Divulgação

Isenção de Pagamentos durante a pandemia

Primeiramente, você sabia que existe a isenção de pagamentos durante a pandemia? Essas são medidas disponibilizadas pelo Governo Federal e por instituições variadas para garantir a saúde econômica da população. 

São milhares de brasileiros reclamando que estão começando ou terminando o mês precisando escolher quais contas pagar. Por isso existem várias ações voltadas especificamente para quem está com dificuldades. 

Uma das principais e mais faladas neste momento é a isenção do pagamento de conta de luz. Todos os consumidores com um limite de 220 kWh poderão fazer a solicitação diretamente na empresa de energia responsável por sua região. 

E essa é uma tranquilidade já que em algumas regiões, como no Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) proibiu o corte de luz de clientes por 90 dias. Está proibido no estado a interrupção de serviços essenciais (água, luz, esgoto e gás) por falta de pagamento. 

Pagamento Conta de Telefone durante a pandemia

Mas e o pagamento da conta de telefone durante a pandemia, como fica? De acordo com a SindiTelebrasil, sindicato responsável pelas maiores operadoras do país, as empresas de telefonia vão flexibilizar as contas. 

O que isso quer dizer? Isso significa que as empresas de telecomunicações podem dar um maior prazo em cobranças para clientes que estão com dificuldades. Isso acontece através da ampliação desse prazo específico ou da isenção de juros. 

Atraso no pagamento do Plano de Saúde

E se aconteceu um atraso no pagamento do plano de saúde? Vou ficar sem os serviços? De acordo com a lei, é possível um cancelamento do plano depois de uma inadimplência maior de 60 dias consecutivos. 

Governo Federal oferece 7 Auxílios Durante a Pandemia: Veja quais você pode receber!

Mas é importante entender que se a pessoa estiver internada, não poderá ser excluída do plano de saúde! A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também pediu para que operadoras e empresas evitassem a rescisão de contratos de inadimplentes de planos de saúde durante a pandemia.

Dívida com banco durante Coronavírus

E como ficam as dívidas com bancos durante a pandemia do coronavírus? Esse é outra área que você deve ter muito cuidado. Isso porque o que foi recomendado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é que possam haver maiores flexibilizações por parte das empresas. 

Mas isso significa atenção redobrada. Isso porque é possível a prorrogação de pagamento de dívidas no banco por até 60 dias, mas isso não indica uma boa notícia necessariamente. Alguns bancos estão fazendo negociações com juros e multa. 

Em caso de parcelamento de cartões e cheques as taxas podem chegar a até 130% ao ano. Por isso fique sempre atento e pergunte sobre juros e multas no momento de fechar alguma negociação com seu banco. 

Pausar Financiamento Imobiliário Caixa

Por fim, outra opção é pausar o financiamento imobiliário da Caixa – caso tenha contrato com o banco. Nesse caso específico foi disponibilizada uma pausa de até 120 dias nos contratos habitacionais. 

Isso serve para clientes adimplentes ou para aqueles que possuem um máximo de duas parcelas de atraso. Isso serve para residências bem como para contratos de obra. Quem tinha pedido três meses de prorrogação anteriormente terá a ampliação para 120 dias automaticamente. 

Para saber mais sobre isenções confira outra lista de pagamentos suspensos ou adiados: https://pronatec.pro.br/pagamentos-suspensos-ou-adiados/

 

Leia Também