Contagem regressiva para o dinheiro no SEU BOLSO: 5° lote da restituição do Imposto de Renda vai sair EM BREVE

Para aqueles que estão apertados, a esperança pode ser o último lote da restituição do Imposto de Renda em setembro. Veja a data e o que fazer se perder o dia do saque.

A Receita Federal liberou no último dia 31 de agosto o 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2023, trazendo um suspiro de alívio para muitos contribuintes. Mas, para aqueles que ainda não tiveram a sorte de receber, há uma nova oportunidade à vista.

O 5º lote está programado para ser pago neste mês de setembro, oferecendo uma nova esperança para aqueles que aguardam ansiosamente por esse reembolso tão aguardado.

Veja o calendário de restituição do IR
Veja o calendário de restituição do IR. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Veja o calendário de restituição do IR

Os contribuintes que enviaram suas declarações até o dia 10 de maio têm a possibilidade de entrar no primeiro lote, seguindo os critérios de prioridade estabelecidos para o recebimento da restituição. Aqueles que enviaram suas declarações após essa data receberão a restituição nos lotes subsequentes, desde que tenham direito.

As datas de pagamento para os lotes mencionados foram: 

    • 31 de maio
    • 30 de junho
    • 31 de julho
    • 31 de agosto 
  • 29 de setembro (5º Lote)

É importante estar atento a essas datas para saber quando poderá receber a restituição. 

A ordem de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 segue um critério de prioridade baseado na data de entrega da declaração. Os grupos beneficiados são os seguintes:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
  • Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e aqueles que escolheram receber a restituição por meio do Pix;
  • Demais contribuintes.

Uma novidade para o Imposto de Renda deste ano é que os contribuintes poderão receber sua restituição por meio do Pix. No entanto, é necessário que a chave cadastrada esteja vinculada ao mesmo CPF do titular da declaração enviada à Receita Federal.

Com o 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023 prestes a ser pago, muitos brasileiros poderão respirar mais aliviados e contar com recursos que serão devolvidos pelo governo. A expectativa é de que esse processo ocorra de forma ágil e eficiente, proporcionando alívio financeiro para milhares de contribuintes em todo o país.

Veja também: Não recebeu a restituição do Imposto de Renda 2023? Ainda há CHANCE: veja quando será pago o 5º lote

O que acontece se eu perder o dia do saque

Caso o contribuinte perca o prazo para o saque da restituição, é importante ressaltar que os valores não são perdidos permanentemente. A restituição ficará disponível para resgate por um período de um ano, a contar da data de disponibilização do lote de pagamento.

Após esse prazo, se o contribuinte ainda não tiver realizado o saque, será necessário fazer a solicitação de restituição não resgatada por meio do Formulário Eletrônico. O contribuinte terá que preencher o Pedido de Pagamento de Restituição, disponível no site da Receita Federal (link no final do artigo). Nesse caso, a Receita irá analisar a solicitação e, se aprovada, realizará o pagamento da restituição devida.

É importante ressaltar que é responsabilidade do contribuinte estar atento às datas de pagamento e realizar o saque dentro do prazo estipulado. Caso contrário, será necessário seguir os procedimentos mencionados acima para solicitar o pagamento da restituição não resgatada.

Veja também: Governo BATE O MARTELO e DEFINE data para o pagamento do 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023