Contagem regressiva para as inscrições do SiSU 2022: Veja o calendário oficial divulgado pelo MEC em janeiro

Programa do MEC oferta vagas em instituições privadas e públicas

Na terça-feira, 18, foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o cronograma de abertura das inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É importante frisar que só existe um calendário oficial.

De acordo com a organização, as inscrições serão abertas em fevereiro para o Sisu e Prouni e em março para o Fies. Foi divulgado um vídeo na conta do Twitter de Milton Ribeiro, Ministro da Educação, onde Milton Godoy, secretário executivo do MEC, afirma que neste ano haverá uma maior oferta de vagas nos programas e confirma as datas de inscrição. Veja mais informações a seguir.

Contagem regressiva para as inscrições do SiSU 2022 Veja o calendário oficial divulgado pelo MEC em janeiro
Veja as inscrições para o Sisu, Prouni e Fies de 2022.
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Inscrições, prazos e número de vagas

As datas divulgadas para inscrição do Sisu tem início no dia 15/02 e término no dia 18/02. Já o Prouni conta com o início no dia 22/02 e acaba no dia 25/02. Já o Fies começa em março no dia 8/03 e conta com término no dia 11/03.

É importante lembrar que as inscrições devem ser realizadas unicamente pelo site dos respectivos programas através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  As inscrições são gratuitas.

O MEC afirmou que 110.925 vagas serão distribuídas pelo país somente no Fies, já o Sisu e o Prouni ainda aguardam divulgação do número de vagas, assim como dos respectivos editais. Eles devem ser divulgados através do Diário Oficial da União (DOU).

Veja também: Vagas do Fies em 2022: MEC anuncia mais de 110 mil vagas para o primeiro e segundo semestre

Informações sobre os programas estudantis

Os três programas têm como meta aumentar o número de pessoas cursando o ensino superior e, em específico, alunos de baixa renda que não têm como pagar uma universidade particular. Por isso, foi criado o Prouni, para proporcionar uma maior igualdade entre os alunos que tem a oportunidade de cursar o ensino superior.

O Prouni aceita alunos de escolas públicas e particulares para que cursem o ensino superior em faculdades privadas.  A mensalidade é custeada pelo governo. Já o Sisu podem se inscrever todos os tipos de alunos e tem como foco a entrada em universidades públicas, sejam federais ou estaduais.

O Fies é um programa de financiamento estudantil, onde o aluno cursa a faculdade que tem as mensalidades pagas pelo governo e, após 18 meses do término do curso, ele precisa começar a devolver, pelo menos, uma parte do valor que foi investido nele.

Veja também: Saiu! MEC divulga cronograma oficial de inscrições para SiSU, ProUni e Fies em 2022