PÉSSIMA notícia sobre conta de luz para moradores da região; veja quanto vai aumentar

Novo aumento na taxa das contas de luz gera polêmica no Pará. Uma audiência será realizada para discutir a situação. Veja todos os detalhes aqui.

Os habitantes do estado do Pará estão tendo uma péssima notícia em relação aos custos com energia elétrica em suas casas. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), um possível aumento nas tarifas de cobrança nas contas de luz. Uma audiência pública será realizada para discutir esse aumento.

Saiba todos os detalhes aqui.

A conta de luz vai aumentar nesta região. Saiba qual aqui. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia)

Aumentos anteriores

Não é a primeira vez que os paraenses sofrem com esse tipo de abordagem dos órgãos reguladores de energia elétrica. Em 2022, já havia ocorrido um aumento nas tarifas de cerca de 15% em relação ao ano anterior. No início de 2023, foi registrado uma melhora nessas cobranças. Melhora essa referida como “lenta e gradual”. Porém, apesar dessa dita melhora, uma proposta realizada pela empresa Equatorial Pará referente à Revisão Tarifária Periódica, pode mudar a situação. Já que, por conta dessa movimentação resultado dessa proposta, agora parece que o aumento será ainda maior. Segundo a ANEEL, está sendo discutido a possibilidade de termos um aumento nas taxas cobradas tanto pelos consumidores com rede de baixa tensão, como os consumidores com rede de alta tensão.

Para os consumidores com rede de baixa tensão, o aumento será ainda maior. O que está sendo discutido é que a taxa seja aumentada em cerca de 18,55%. Já os consumidores com rede de alta tensão, o aumento será menor. Eles podem esperar um aumento de cerca de 10,63% apenas. Mesmo assim, em ambos os casos as contas que chegarão nas casas dos moradores do Pará serão maiores que antes.

 Veja mais: Conta de luz sofre novo reajuste: valor AUMENTOU?

Consultas públicas serão abertas para discutir o caso

Aparentemente, esse aumento está gerando uma grande repercussão tanto na população, como nos órgãos reguladores. Uma audiência pública aparentemente será realizada para discutir essa proposta de aumento de tarifa. Proposta essa que foi dada pela concessionária Equatorial Pará.

A Equatorial Pará é responsável por abastecer quase 3 milhões de unidades consumidoras. De acordo com a ANEEL, na última revisão não teve a inclusão de algumas taxas, além de também ter ocorrido o aumento dos custos com encargos setoriais, transporte e compra de energia. Seria devido a esses fatores que, segundo a agência, o reajusta se faz necessário.

A ANEEL já havia aberto consultas públicas virtuais para discutir o assunto. Essa consulta funcionada por meio do que chamam de revisões tarifárias. Ações essas realizadas a cada 4 anos para verificar as regularidades das cobranças em relação aos gastos de energia elétrica. Por ser pública, essas consultas virtuais devem estar disponibilizadas para que a população acesse e realize as consultas ele próprio.

Ao mesmo tempo, um evento presencial também está sendo planejado. O local onde ele será realizado será Belém, na próxima sexta-feira (26), às 9h. O local escolhido para o evento é a sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que se encontra localizado na rua Municipalidade, no bairro do Umarizal.

Essa situação gera polêmica entre os habitantes paraenses. Principalmente por conta de, no Pará, existir uma das principais hidrelétricas no país. Mais especificamente a hidrelétrica de Tucuruí, no sudestes do Estado. Mas mesmo com a hidrelétrica presente na região, as cobranças relacionadas à conta de luz nunca diminuem, apenas aumentam. E a população está questionando o porquê.

Resta ver como será o resultado desse evento presencial que será realizado na próxima sexta-feira.

Veja mais: DESCOBERTO: estes são os responsáveis pela sua conta de luz vir muito alta