Conta de energia MAIS CARA para quem mora nestas regiões: notícia triste!

No total, 82 municípios de três estados vão registrar este aumento nesta conta, que deve ser paga todos os meses. Vem saber agora se o estado onde você mora está nesta lista!

A notícia de que a conta de energia ficará mais cara em alguns estados brasileiros deixou os moradores deles bastante preocupados. E não é para menos, já que esta conta deve ser paga todos os meses. Caso contrário, o consumidor poderá ficar sem energia elétrica em casa e também em estabelecimentos comerciais.

O anúncio do aumento foi feito no último dia 11 de julho por parte da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Este acréscimo será de, em média, 10,65%. Vem já saber quais são os estados que serão mais afetados! Será que é onde você mora?

Conta de energia MAIS CARA para quem mora nestas regiões: notícia triste!
Vem saber onde a conta de energia vai ficar mais cara e prepare o bolso desde já Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira quais são as dicas para economizar a energia elétrica em casa

Antes de falarmos propriamente deste aumento, é necessário antes destacar algumas dicas para que você economize energia elétrica na sua casa. Confira quais são e não perca tempo de colocar estas dicas em prática o quanto antes!

A primeira dica é que você dê preferência aos aparelhos considerados como eficientes no que diz respeito ao consumo de energia. Desta forma, sempre que for comprar um produto, verifique se é um aparelho com este perfil. Outra questão é que você não deve demorar tanto no banho, caso seja em um chuveiro elétrico. O banho deverá durar cinco minutos, no máximo.

Quando terminar de carregar o seu celular, tire o carregador da tomada. Não deixe o carregado conectado sem o celular. Além de incidentes graves, você pode também poderá economizar a energia. Mais uma dica fundamental é que você utilize lâmpadas de LED. Mude as lâmpadas da sua casa, já que as de LED podem consumir até 80% menos de energia. Por fim, passe todas as roupas de uma vez, já que o ferro também costuma consumir muita energia.

Veja também: DEFINITIVO: 14º salário do INSS vai cair na conta dos brasileiros ou não?

Confira onde a conta de energia fica mais cara; é onde você mora?

O aumento será aplicado aos clientes da Energisa Sul-Sudeste. Esta empresa é a responsável por realizar a distribuição de energia elétrica para um total de 862 mil consumidores que moram em 82 municípios dos seguintes estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Desta forma, os clientes da Energisa vão precisar pagar mais dinheiro na conta de luz. No caso dos consumidores residenciais, que integram os 86% do total dos que são atendidos por meio da distribuidora, o aumento será de 11,13%. No caso dos consumidores rurais, o aumento será ainda maior: 17,70% nas contas.

Os reajustes aprovados pela Aneel foram os seguintes:

  • 8,58% para os consumidores que estão conectados à alta tensão;
  • 11,13% para aqueles consumidores que são residenciais;
  • 11,58% para os consumidores que estão conectados à baixa tensão.

Estas tarifas entraram em vigor no dia 12 de julho e ficarão válidas por um período de um ano. Como forma de justificar este aumento, a Energisa levou em consideração o aumento que houve nos custos da energia, do transporte, encargos e demais despesas financeiras.

Saiba mais: Brasileiros nascidos em JULHO podem contar com PRESENTÃO de aniversário; resgate o seu!